Como Regar as Plantas Corretamente

Escrito por

Quando planejar seu jardim, plante no espaço do canteiro as espécies com as mesmas necessidades hídricas. As que necessitam de mais água, as que tem menor necessidade e as que não toleram muita umidade. Assim, conhecendo as plantas, saberemos como regar corretamente sem perder mudas por excesso ou falta de água. Veja a seguir.

Plantas que Necessitam de Muita Água

São elas: árvores, arbustos, arbustos-trepadeiras e herbáceas perenes recém-plantadas ou transplantadas. Hortaliças de folhas, tais como alfaces e rúculas que poderão sementar mais cedo por falta de água.

Feijões e outras leguminosas, abóboras, abobrinha-italiana e tomates, na época da floração e formação do fruto. Também o milho, durante o crescimento e logo depois da floração.
Árvores e arbustos frutíferos como os citros e a acerola (Malpighia) necessitam de mais água da floração até à colheita.

Arbustivas como camélias (Camellia sinensis) e azaleias (Rhododendron spp.) são ávidas por água no início do surgimento dos botões florais. Se não houver rega suficiente a flor aborta e cai.

Bananeira (Musa paradisíaca), strelitzias (Strelitzia reginae e S. juncea), heliconias (Heliconia spp.) e alpínias (Alpinia spp.) são plantas de lugares mais sombreados e solos mais umedecidos. Também plantas da família Araceae, como filodendros (Philodendron hederaceum, Monstera).

Plantas que Necessitam Moderadamente de Água

regadorDentre as plantas com necessidade de rega moderada temos: árvores ornamentais e arbustos estabelecidos, que devem ser regados periodicamente nos primeiros quatro anos após o plantio.

Depois disto, a água para as árvores deixa de ser tão necessária, devendo ser suprida apenas em períodos de grande seca no solo. Os arbustos devem ser regados quando houver a rega geral do jardim.

Orquídeas apreciam água moderadamente, na verdade o ambiente carregado de umidade é melhor que a água de rega. Para isto, regue o chão embaixo do orquidário nos dias quentes.

Plantas Resistentes à Seca

São chamadas de plantas xerófitas: xero quer dizer seco.
São as conhecidas cactáceas (Cereus spp., Melocactus, etc.) e plantas suculentas (Aptenia, Lampranthus, agaves (Agave spp.), aloes (Aloe spp.), plantas da família Euphorbiaceae (Euphorbia tirucalli, E. pulcherrima, etc.).

Muitas árvores e arbustos resistentes também são xerófitas, como a extremosa (Lagerstroemia indica), abelia (Abelia x grandiflora), quebra-foice (Calliandra spp.), espirradeira (Nerium oleander), quaresmeiras (Tibouchina spp.) e muitas outras.

Quando Regar ou Quando Não Regar

regador floresNão devemos regar a folhagem, deixar isto para quando chover.

Regar as folhas com sol poderá causar manchas de queimaduras, devido à formação de gotículas que agem como lente, potencializando a irradiação. Isto pode ocorrer na grande maioria de plantas de folhas grandes.

Também não devemos regar no final da tarde no inverno. No verão é melhor regar pela manhã. Manter a folhagem úmida à noite propicia o aparecimento de fungos, como mofo cinzento e míldio.

Mas pode ocorrer uma emergência, quando se esquecer de regar, a planta irá ficar murcha. Então sim, podemos regar no final de tarde, com sol no horizonte, colocando água no substrato e também um banho geral na folhagem, pois as folhas absorvem água também.

Já a grama não tem problema de ser regada durante o dia com sol. O melhor horário é de manhã, mas em dias de muito calor e tempo muito seco, repetir à tarde.

Quando Regar Plantas em Vaso

Quando o substrato estiver seco

A planta está confinada num recipiente, o substrato muito seco a fará murchar e até perder a capacidade de recuperar-se.
Devemos regar por cima, aos poucos, deixando que a água penetre na terra, mas não molhar as folhas. Completar devagar até que saia pelo orifício de drenagem.

Não guarde a água no prato nem use para outra planta. Se a muda estiver com problema de fungos poderá contaminar outra.

Não coloque a planta dentro de balde ou bacia

Uma observação: não coloque a planta dentro de um balde com água até o líquido sair por cima da terra, isto afogará as raízes, pois os poros ficarão tomados de água e não haverá ar.

Algumas plantas pedem para borrifar água na folhagem

Se a planta foi esquecida, após regar da forma correta, poderá borrifar água na temperatura ambiente sobre as folhas. Isto vale para plantas de folhas lisas, não faça desta forma para begônias ou violetas-africanas.

A palmeira ráfis (Rhapis excelsa) costuma secar as pontas das folhas quando em ambiente interno, com ou sem ar condicionado. Uma vez por semana ou a cada dez dias poderá ter um banho na folhagem com aspersor de jato bem fino.

Vasos com reservatório de água

regando flores vasoExistem no mercado de jardinagem containers com reservatório de água, que atuam como na técnica de wicking bed. A água sobe por capilaridade para o substrato e é absorvido pelas plantas.

Podem ser usados para hortaliças de folhas, tomates e ornamentais mais ávidas de água. Para ornamentais diversas, quando não se tem tempo para regar ou quando somos pessoas esquecidas. Valem a pena o investimento neste caso.