Como Plantar Milho Doce (Zea Mays L.)

Escrito por

O milho doce, também conhecido como milho verde, é um dos cereais mais populares do mundo. Além do consumo cozido, seus grãos são usados para fazer pipoca e diversos outros alimentos. Aprenda como plantar o Zea mays L.

Características do Milho Doce

O milho pertence à família Poaceae e é uma gramínea anual, com crescimento até 2,70 m. Possui folhas verdes e longas providas de serrilha na borda.

As espigas surgem dentro de folhas diferenciadas que protegem os grãos. Estes são amarelos, globosos, com grande teor de açúcar e amido. Têm cerca de 20 a 22 cm de comprimento, são cilíndricas e cobertas por folhas de proteção.

O milho doce tem 9 a 14% de açúcar e 30 a 35% de amido, diferente do milho comum que tem 3% de açúcar e 60 a 70% de amido. O menor teor de amido confere ao milho doce uma textura e um sabor apreciado por todos.

Como Cultivar Milho Doce no seu Sítio 

milharal

Milharal

Se dispuser de pequeno espaço no quintal ou no sítio, poderá ter sua própria produção e colher o milho no pé.

Você vai precisar de um local ensolarado e que possa regar com mangueira, pois a cultura é exigente em água. A temperatura ótima para a cultura fica em 35,0 C, mas é tolerante a temperaturas próximas de 10,0 C por alguns dias.

Utilize adubo animal de curral bem curtido, cerca de 150 gramas/cova; ou adubo granulado NPK formulação 10-10-10, pesar 30 gramas/cova.

Como Plantar Milho

As sementes podem ser adquiridas em agropecuárias. Pedir por milho doce, pois o milho comum tem a espiga diferente, embora o modo de produzir seja semelhante.

O espaçamento ideal na hora do plantio é de 1,0m na linha e 0,25 m entre mudas. Para canteiros ao longo de uma cerca, sua medida linear de 0,25 poderá ter 4 mudas num metro;

A profundidade de cova é de 15 x 15 cm. Adicionar o adubo granulado e o orgânico, misturado com a terra e semear de 2 a 3 sementes a 2 cm de profundidade, cobrindo com terra solta. Não esquecer de regar bem;

A época de semeadura irá variar muito pouco no país. Para os Estados do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná a melhor época fica entre setembro a dezembro.
E para a região Norte, Centro Oeste, Nordeste, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Norte de Minas Gerais e São Paulo, o melhor período está entre Outubro a Abril.

A Colheita do Milho Doce

zea maysO tempo entre semeadura e colheita poderá variar conforme a região e a temperatura, mas fica em torno de 80 dias na estação mais quente e 100 dias no inverno.

A colheita ocorre quando separando delicadamente a palha que cobre a espiga reparar que os grãos estão túrgidos (firmes) e leitosos, mas nas não duros ainda.

Cultive Milho de Forma Sustentável

O milho, tanto o comum como o doce são altamente exigentes em fertilidade.

A planta é altamente extratora de nutrientes; então a incorporação de sua palha ao solo permitirá a volta de alguns nutrientes extraídos no processo
Deve ser bem picada e incorporada ao solo.

Outro modo de retornar estes elementos é picar bem a muda retirada após a colheita da espiga e colocar em composteira onde serão também postos os restos possíveis de materiais descartados da cozinha, poda do jardim e gramado.

Quem tem no seu sítio animais poderá usar a palhada para produzir silagem para os meses de frio. Isto é costume fazer com o milho comum, usado desta forma como forrageira para os animais da propriedade.

O milho debulhado pode alimentar galinhas e patos e a palhada e espigas para as vacas e cabras. Além disto, as folhas que cobrem a espiga podem ser usadas para artesanato de cestas e figuras de Natal.

O pendão do milho é considerado medicinal, com propriedades diuréticas e consumido na forma de chás.