A boa-noite ou ipomoea alba é uma trepadeira de amplo crescimento. Dá lindas flores brancas que abrem no início da noite e se fecham ao raiar do dia – daí seu nome popular. São perfumadas e fica fabuloso ao longo de muros.[clear]
Nome botânico: Ipomoea alba L.
Sin.: Calonycton aculeatum (L.) House,Convolvolus aculeatus L., Ipomoea bona-nox L., entre outras.
Nome popular: campainha-branca, dama-da-noite, boa-noite, bona-nox
Angiospermae – Família Convolvulaceae
Origem: América Tropical, desde a Argentina até o México e Flórida
[h2 type=”2″ width=””]Descrição da Ipomoea Alba[/h2]
A boa-noite é uma trepadeira tipo liana de vida perene que pode alcançar entre 5 até 30,0 m. Seus ramos são mais lenhosos na base. Entrelaçam entre si, sobre plantas ou muros adjacentes.
As folhas grandes têm até 14 cm de comprimento. São inteiras e ovais com dois recortes nas laterais com longo pecíolo.
As flores também são grandes e de formato tubular. Tem as bordas planas, exalando forte perfume durante a tarde e a noite. Permanecem abertas a partir do final do dia, ao escurecer, e fecham ao amanhecer, daí seu nome popular.
Ela consta entre as diferentes espécies nomeadas como “dama da noite”. Pode ser cultivada em quase todo o país, mas tem sensibilidade a frio e solos muito secos.
[h2 type=”2″ width=””]Como Plantar a Boa-Noite, ou Campainha-Branca[/h2]
Esta trepadeira pede locais ensolarados e solo permeável, levemente úmido.
Seu habitat natural é em campos abertos, junto a cursos de água. Pode tornar-se invasiva em campos de pastagens e lavouras, pois é vigorosa e desenvolve grande dimensão conforme a fertilidade do solo.
Pode ser cultivada junto a muros, sobre barrancos, taludes e declives acentuados. Fornece boa proteção do solo contra erosão superficial.
Ao adquirir a muda, escolha a de tamanho médio. Assim você poderá fazer a condução da planta com maior facilidade.
Para plantar, abrir um buraco maior que o torrão. A terra de cima, em torno de 10 cm de profundidade, deverá ser misturada com composto orgânico o quanto seja necessário.
Adicione farinha de ossos calcinada ou fosfato de rocha natural, cerca de 250 g por muda.
Se quiser que cresça rápido, adicione também adubo granulado de formulação NPK 10-10-10. Cerca de 200 g por muda. Coloque parte desta mistura no fundo já destorroado. Acomode o torrão da muda e preencha o restante nas laterais com a mistura elaborada.
A terra do fundo do buraco poderá ser colocada por cima com leve compactação, formando uma bacia para conter a água de regas. Regar a seguir.
Para uma cerca ou muro poderá plantar mais de uma muda. Use uma distância em torno de 0,80 a 1,0 m de distância. Para caramanchões e pergolados, plantar uma muda em cada canto da estrutura.
Evite plantar em locais junto a dormitórios devido ao perfume exalado durante a noite.
[h2 type=”2″ width=””]Mudas e Propagação da Trepadeira Boa-Noite[/h2]
A propagação é feita por sementes e por estaquia de ramos. Os frutos da ipomoea são do tipo vagem, que são um pouco difíceis de manejar. Podem machucar as mãos não enluvadas.
O fruto produz inúmeras sementes. Para semear utilize caixotes de feira forrados com plástico, furando este a intervalos para a drenagem das regas.
Coloque composto orgânico, semeie, cubra com areia seca e regue. Deixe em local protegido até que tenha seis folhinhas. Então poderá transplantar para sacos de cultivo ou recipientes descartáveis, como garrafas PET cortadas no gargalo.
Não esquecer de furar o plástico na base para sair a água.
Coloque à sombra. À medida que a muda se desenvolve bem, colocar em local que receba o sol até o meio dia. Se a muda ficar muito tempo aguardando transplante para local definitivo será conveniente acrescentar um sarrafo no recipiente para condução da muda.
A propagação por estaquia mais adequada é durante a primavera. Corte ramos mais velhos, com pedaços de 20 a 25 cm de comprimento.
Retire as folhas da parte onde ficará enterrada e plante em recipientes com composto orgânico e areia.
Saberá que a muda enraizou quando iniciar a produção de folhas. Quando atingir cerca de 1,0 m já poderá ser transplantada para local definitivo.
Para comercializar a muda desta planta será conveniente a elaboração de uma treliça de sarrafos maior do que a inicial. Conduza os ramos por ela para uma aparência atrativa para o cliente.
Esta espécie não tem nenhuma doença conhecida e os animais evitam seu consumo.
[h2 type=”2″ width=””]Uso Decorativo e Paisagismo[/h2]
A velocidade de crescimento vigoroso a torna interessante para cobrir cercas em propriedades rurais. Servindo assim não só para ornamentação como para barrar o vento no jardim ou horta.