Kokedamas são arranjos esféricos feitos de musgos, que são vivos em si. Essas bolas orgânicas adoráveis possuem cavidades que funcionam como um tipo de vaso para várias espécies de plantas diferentes. Saiba mais sobre essa técnica japonesa de jardinagem, aprenda a fazer as suas e explore seu potencial decorativo e paisagístico.
Características das kokedamas
“Kokedama” se traduz do japonês literalmente como “bolinha de musgo”. Mas não pense que é só criar uma esfera com as mãos e pronto. Não! Kokedamas também incluem fibrasm casca de árvore, raízes e pedras.
É como se fosse um vaso de planta redondo totalmente orgânico e vivo. Dentro dele é possível criar os mais tipos de arranjos com plantas e flores naturais.
Depois de prontas as kokedamas devem ser penduradas ao teto, galhos de árvores ou outros suportes. Sim, elas são feitas para serem suspensas. Como quadros, elas são consideradas pelos japoneses como uma forma de arte.
Contudo, como toda forma de arte, elas também estão livres para ficar estáveis sobre mesas ou dentro de vasos.
Kokedamas e suas vantagens
O efeito decorativo das kokedamas é encantador. É exótico e ao mesmo tempo artístico e moderno, cosmopolita.
Você pode fazer sua própria kokedama em casa. Sua produção é fácil e barata mas pode variar de acordo com a espécie de planta que você quer instalar na cavidade. O que, em si, já se torna um hobby para quem ama plantas.
Por ficarem suspensas, são arranjos perfeitos para ambientes pequenos. Isso porque não ocupam superfícies como mesas e estantes, liberando espaço.
No entanto nada impede que você crie uma kokedama já com um formato que permaneça diretamente sobre seu criado-mudo, por exemplo.
Espécies de plantas e flores para usar em kokedamas
Existem espécies que vivem comprovadamente felizes nessas adoráveis bolinhas de musgo:
- Antúrios
- Begônias
- Bromélias
- Cactos
- Chifre-de-veado
- Costela-de-Adão
- Espada-de-São-Jorge
- Hera
- Jiboias
- Kalanchoes
- Lambaris
- Lírio-da-Paz
- Marantas
- Orquídeas
- Samambaias
- Suculentas
Kokedamas são tão generosas que são perfeitamente capazes de dar suporte a plantas frutíferas ou mesmo bonsais.
Como fazer uma kokedama: passo a passo básico
Agora você vai conhecer uma fórmula de kokedama bem simples. A maior parte das plantas se aninha muito bem nela; no entanto outras espécies demandam pequenas substituições.
Por exemplo: orquídeas pedem substrato de fibra de coco ao invés de um comum – além de cascas de pinus. Cactos e suculentas, por outro lado, não requerem substrato nenhum em suas kokedamas. Somente na parte externa.
Materiais para a kokedama básica
- Planta da sua preferência;
- Pedrinhas;
- Musgo, seja seco ou vivo. Indicamos o Sphagnum;
- Substrato;
- Areia (Jamais da praia. Sempre de construção);
- Linha ou barbante.
Como montar uma kokedama
- Desenvase a planta que você escolheu. Com muito cuidado retire ao máximo a terra ao redor de suas raízes;
- Envolva as raízes com uma porção de musgo umedecido. Ele vai garantir a nutrição do vegetal;
- Amarre com barbante ou linha;
- Sobre uma mesa crie uma massa com água, areia e substrato;
- Modele-a até criar uma bolinha que seja proporcional às dimensções da planta;
- Fazendo uma leve pressão, cubra a esfera com mais musgo;
- Finalmente envolva a bola com mais barbante ou linha, para manter o arranjo bem em forma.
Cuidados com kokedamas
Kokedamas, quando bem feitas, não são tão exigentes quanto parecem.
Regas
De modo geral para regar a kokedama basta mergulhar a esfera numa bacia, balde ou pia com tampa. Deixe-a absorver a água por cinco a dez minutos, dependendo de seu tamanho. Depois é só retirá-la da água e pendurá-la.
Se ela for de ficar diretamente sobre uma superfície, coloque um prato fundo sob ela. Ele vai recolher a água que pode escorrer.
A frequência média de regas é de 5 em 5 dias. Mas isso pode variar conforme a espécie da planta. Cactos e suculentas precisarão de regas mais espaçadas, por exemplo.
Ou seja: a rega da kokedama depende inteiramente da espécie que você deciciu colocar ali. Borrifadores de água também podem funcionar, com jatos diretamente sobre a esfera.
Adubação e iluminação de kokedamas
O mesmo vale para a adubação e a exposição ao sol. Foque nas necessidades das planta que estiverem na kokedama.
De forma geral as exigências de adubação da planta já estão bem atendidas na própria criação da kokedama. Como lascas de árvores, por exemplo.
Formas criativas de produzir kokedamas
Uma forma incrível de decorar com uma kokedama é colocá-la dentro de um vaso transparente. É moderno, original e, ainda assim, poético.[divider]
Uma maravilhosa rosa-do-deserto dentro de um vaso cilíndrico alto. Sofisticado.
Dá, sim, para integrar um bonsai à kokedama. Fica fantástico! Uma esfera pequena pode ficar seguramente presa à boca de uma vaso comprido e estreito.
Alguns seixos escuros preenchem o recipiente.[divider]
Espécies coloridas, como essa pimenteira e a segunda de flores roxas, ficam muito mais alegres quando suas kokedamas estão amarradas com barbante colorido. Não tem como não notá-las e sorrir![divider]
A espada-de-São-Jorge é uma suculenta adorada por todos e que fica ótima em formato kokedama.
Quando quiser presentear alguém com o arranjo japonês, poderá usar um pedaço de juta com trama aberta para embalar a esfera e amarrar tudo com uma bonita corda.[divider]
E é claro que você sempre pode usar fitas de renda ou de outros materiais no lugar de cordas e barbantes![divider]
Quando você alcançar a prática poderá criar uma kokedama com suculentas – várias espalhadas em uma só esfera, com uma espécie principal no topo.
Como decorar ambientes com kokedamas
Kokedamas florais são as mais procuradas na hora de criar um projeto paisagístico, mesmo que para dentro de casa.
Com um pé direito alto você pode se dar o luxo de adotar espécies bem alongadas, como é o caso de algumas orquídeas. Elas podem ficar acima de qualquer móvel, até mesmo da cama.[divider]
Kokedamas, originalmente feitas para serem penduradas, podem adicionar mais plantas ao ambiente sem ocupar superfícies. Se você tem um cantinho verde que só cresce essa técnica é o que você esperava.[divider]
O lugar onde você vai pendurar os arranjos também pode ser especial. Um galho seco sempre será charmoso![divider]
Se quiser embarcar na forte tendência da decoração mais sustentável, natural, passe flores que você mantém em vasos para kokedamas. Dedique um espaço só para esse tipo de arranjo. Vai fazer um statement.[divider]
Se você quiser combinar diferentes espécies em diferentes kokedamas utilize uma de flores para chamar mais atenção.
Lembre-se sempre de criar esferas proporcionais ao tamanho da planta ou da muda. Se forem maiores, ficarão muito bem num ambiente mais amplo ou aberto ao ar livre.[divider]
Também garanta que o suporte seja bem forte. Cabos de aço e correntes dão conta do recado e ficam bonitas.
Aqui temos três kokedamas contendo monsteras, só que em diferentes tamanhos.[divider]
Paredes de espelho são perfeitas para “multiplicar” as kokedamas que você já tem. Basta pendurá-las diante delas e “dobrarão” em quantidade.
Pendure-as em alturas diferentes para dar mais movimento ao ambiente.[divider]
Gostou da ideia de várias kokedamas penduradas juntas? Então saiba que se você não tem paredes espelhadas pode colocá-las numa arara daquelas de roupa. É um jeito ótimo para expor sua coleção inteira.[divider]
Suas kokedamas também podem se tornar super funcionais e servirem de divisoras de ambientes.[divider]
Já existem suportes especiais para pendurar sua kokedama com o maior estilo. Se você domina carpintaria básica pode se arriscar a fazer em casa.
Essa kokedama frutífera é deslumbrante e merece todo destaque possível.[divider]
Uma fileira de cinco kokedamas de suculentas deu o toque rústico definitivo para essa mesa. Uma espécie de pratinho feito de madeira garante que os arranjos não rolem.