Como Fazer Húmus de Minhoca

Escrito por

 

Você pode fazer húmus de minhoca caseiro.

É preciso apenas dispor de algum espaço para a colocação de um recipiente ou providenciar a confecção de um tanque.

Em propriedade agrícolas é um excelente meio de adicionar à terra este produto altamente nutricional e melhorador de solo.

Também como atividade complementar, a própria minhoca pode ser usada para alimentação de aves e peixes, de farinha para ração animal da propriedade e como iscas para pesca.

Como Fazer Húmus de Minhoca

Qualquer pessoa poderá fazer o manejo, não exigindo muito conhecimento de jardinagem.

humusCercar um terreno, delineando um canteiro: muitos dizem que as minhocas não fogem pelo solo se tiverem comida onde estão, mas não há comprovação disto.

Fazer um fundo com papelão e jornal sobre uma camada de areia de construção não permitirá que elas desapareçam e não propicia encharcamentos do solo.

A confecção de tanques de alvenaria (paredes e fundo) e cano para escapamento do excesso de água das chuvas é uma maneira permanente para fazer um minhocário.

Mas também podem ser usados quaisquer tipos de recipientes, como caixas d’ água, latões e recipientes diversos.

Características Ideias para o Minhocário

O local deve ter sombras à tarde, pois o calor poderá prejudicar o desempenho das minhocas.

Uma cobertura de papelão ou de palhada seca, poderá ser até restos de grama e poda sobre o substrato em preparação é suficiente.

Lugares frios tendem a inibir a velocidade de produção do húmus, a temperatura média ideal fica em torno de 220C e a umidade atmosférica entre 70% e 80%.

O melhor material usado para produção de húmus é o esterco bovino, misturado a composto orgânico já pronto.

Então quem já faz compostagem tem excelente material para começar uma produção de húmus de minhoca.

Como Criar Minhocas

minhocarioÉ possível colher porções de minhocas a partir de terrenos que as contenham, ou adquirir minhocas até pela internet – e então colocá-las no substrato adequado.

Uma dica boa é colocar uma porção de esterco bovino amontoado no canteiro e deixar que as minhocas o procurem. Retirar, então, o material, e colocar onde será produzido o húmus.

Dependendo das condições climáticas e da quantidade de minhocas colocadas poderá haver húmus pronto em torno de dois meses.

Para saber quando está pronto, olhar sua aparência: ele tem aspecto granulado escuro e não tem odor definido.

A duração deste substrato, se estocado em local abrigado, poderá ser de alguns meses – mas é conveniente utilizar logo para não perder suas propriedades.

Para separar as minhocas do húmus para nova produção, poderão ser usadas peneiras ou manualmente, colocando-as em novo material para continuar a produção.

A mesma técnica do esterco bovino amontoado pode ser usado para coletar as minhocas para novo recipiente.

Dificilmente a retirada dos vermes e seus ovos será perfeita, devido à sua dimensão, então o húmus de minhoca sempre terá filhotes e ovos.