Como Colher Sementes de Plantas Frutíferas

Escrito por

Toda planta produz sementes que possibilitam sua reprodução. No caso das frutíferas, a forma em que essas sementes se apresentam pode variar. Aprenda a seguir como colher as sementes de algumas espécies.

A planta produz a flor e, depois da sua fecundação, ocorre o desenvolvimento do fruto.

Existem muitos tipos de frutos e muitas das árvores frutíferas produzem frutos com sementes viáveis para propagação. Ao adquirir frutos no mercado, também é possível obter uma planta a partir da semente: o chamado pé-franco.

Como Colher o Caroço de Algumas Frutas

semente pêssegoPêssegos (Prunus pérsica) e ameixas (Prunus), por exemplo, têm casca fina (epicarpo), uma parte carnosa (mesocarpo) e uma semente tipo caroço, protegida por uma parte dura  chamada endocarpo.

A colheita dos pêssegos e ameixas em pomar doméstico é feita com os frutos maduros. Utilizar a polpa in natura para consumo, sem ferver em doces em calda, se desejar plantar a semente.

Retirar toda a polpa. Deixar os caroços dentro de vasilha com água para soltar as partes que ficaram aderidas. Armazenar, depois de seco, em sacos com areia e deixar em local protegido. Quando plantar, levam cerca de 2 a 3 meses para germinar.

Frutos de sementes tipo seco como os das rosáceas, como peras (Pyrus) e maçãs (Malus domestica), abrir com cuidado a fruta ao meio. Extraia as sementes com cuidado e armazene-as em sacos de papel.

Sementes Envoltas em Mucilagem

As sementes de mamão (Carica papaya) e romã (Punica granatum) são pequenas e estão envoltas em mucilagem. Esta poderá ser retirada colocando as sementes dentro de uma peneira com um pouco de areia.

Após a limpeza, deixar secar sobre papel toalha, armazenando em sacos de papel em local seco até à semeadura.

Frutos com Baixa Capacidade de Germinação

pequi sementes

Sementes de pequi

O cajueiro (Anacardia occidentale) germina a partir do que conhecemos como castanha de caju do caju. Esta deverá ficar imersa em água limpa por uns dois dias. Trocar a água a cada 8 horas, para diluir o inibidor de germinação que possuem.

Depois, deverão ser logo semeadas em sacos com composto orgânico e areia em partes iguais, e deixar em cultivo protegido. A germinação ocorre dentro de 10 a 20 dias.

Um dos frutos apreciados na região Centro Oeste, principalmente, é o pequi (Caryocar brasiliense). O fruto é verde, carnoso, com sementes ovaladas com pequenos espinhos. São cozidos em receitas com arroz, para licores e extração de gorduras.

Para ser usado em propagação, deixar sem cozinhar. Após a extração cuidadosa da polpa, deixar as sementes imersas em água por dois dias, trocando a água a cada doze horas. Semear logo a seguir, pois o piqui tem baixa capacidade de germinação.

Algumas Frutíferas Nativas

jabuticaba sementesA guabiroba (Campomanesia xanthocarpa), a pitangueira (Eugenia uniflora), a cerejeira-do-rio-grande (Eugenia involucrata), o araçazeiro (Psidium cattleianum), a jabuticabeira (Myrciaria cauliflora) e a goiabeira (Psidium guajava) são árvores muito cultivadas no país.

Produzem sementes viáveis e podemos colher e fazer a propagação. Todas têm a característica de queda espontânea de frutos e muitos pássaros as consomem e ajudam a disseminar estas espécies.

Colher os frutos de forma perfeita, sem sintomas de doenças, retirar a polpa, lavar e deixar secar sobre papel toalha enquanto prepara os recipientes com composto orgânico.

Semear em seguida e deixar em local protegido do sol, mantendo o substrato levemente úmido. A germinação ocorre em torno de 1 a 2 meses.

Sementes das Frutas Cítricas

sementes de laranjaOs citros, como a laranja (Citrus sinensis), a bergamota ou tangerina (Citrus aurantium bergamia), entre outras espécies da família, são simples de extrair as sementes.

Retirar da polpa, escolher as de formato perfeito, lavar e secar, semeando em sacos com composto orgânico e areia. Deixar em cultivo protegido.

Uma observação. Os citros são, na grande maioria, reproduzidos vegetativamente, com uma planta base como porta enxerto e a muda de produção em cima. Isso evita doenças fúngicas e bacterioses que podem atacar a planta através da raiz.

Diferença entre mudas Enxertadas e de Pé Franco (Plantadas a Partir da Semente)

Lembrar que muitos viveiros fornecem mudas de todos os tipos de frutíferas. As de pé franco, produzidas a partir de sementes, levam mais tempo para a produção de frutos.

As enxertadas em pouco tempo estão produzindo. É comum adquirir em viveiros e hortos mudas já com flores ou frutos. Também está muito comum a produção de mudas por alporque, gerando mudas de pequeno porte.

Isso possibilita seu cultivo em pequenos espaços, como sacadas e lajes planas.