Aprenda a Colher da sua Horta

Escrito por

Apesar de não ser necessário que a planta esteja completamente desenvolvida para realizar sua colheita, cada espécie possui um tempo de crescimento a ser respeitado.

Em geral esse tempo está descrito no verso das embalagens das sementes. Por conta de diferenças entre terra, adubo e condições climáticas, esse prazo pode variar um pouco.

Mas quando é chegada a hora, é preciso estar a par das particularidades para colher frutas, legumes e verduras de maneira a preservá-los da melhor forma possível.

Hortaliças de Folhas: Como Colher

Algumas plantas de folhas, como alfaces, rúculas e radite podem fornecer várias colheitas, se você colher somente as folhas externas.

Quando adquirimos alfaces, elas vem inteiras, mas em cultivo caseiro não há necessidade de cortar toda a cabeça. Retirando as folhas externas, terá saladas por mais longo período.

No caso de hortaliças de folhas mais amargas, como rúculas e radites, quando crescem demasiado tendem a ficar amargas.

Se você não é fã deste sabor tão acentuado, deve começar a colher antes que fiquem demasiado grandes.

Colhendo Tomates e Pimentões

tomate

 

 

Tomates produzem flores e frutos por longo tempo continuamente, então a colheita deve começar pelos frutos mais maduros.

Os tomates-cereja têm grande produção, e outras variedades também.

Uma dica é ter sempre algumas mudas crescendo, outras iniciando a produção e outras já em fase final de produção. Assim não faltará na sua mesa.

Faça a Colheita de Cebolinha, Folhas de Cebola e Alho

As cebolinhas e folhas de cebola e alho você deve fazer a colheita com tesoura, deixando uns 3 cm para rebrote. Cortar todos de uma vez.

Após a higienização, deixar escorrer a água, cortar com tesoura de cozinha ou picar fino. Armazenar em recipientes fechados (embalagens de sorvete são excelentes) e estocar no freezer.

Você não perde a produção, terá por longo tempo e não precisará sair de casa na chuva para colher o tempero para aquele molho especial.

Colher de sua Horta Garante Alimentos Frescos e Economia

Quando se produz hortaliças em casa poderemos colher todos os dias, evitando estocá-las na geladeira.

Faz parte da satisfação do jardineiro trazer para a cozinha a produção que teve todo o trabalho de fazer.

verduras legumes

 

O gosto das saladas, molhos e temperos têm sabor e aroma diferente. 

E nem estamos falando em economia, somente sentindo a alegria do trabalho bem feito e do sucesso que coroou seus esforços.

Mas falando em economia, ao iniciar sua horta, faça anotações de tudo que comprou. Ferramentas são bens duráveis, seu valor será compensado com o tempo. Anote sementes, mudas, substratos, adubo.

Calcule seu tempo dispendido nas tarefas como se fosse contratar um jardineiro por dia para cuidar de tudo. Comece a anotar toda a produção e compare a qualidade e quantidade do produto.
Veja os valores que estaria pagando no mercado. Faça seus cálculos. Será surpreendente o que descobrirá.