A citronela é uma planta aromática cujo óleo é bastante utilizado para a produção de repelentes naturais. Confira a seguir suas características e como cultivá-la.[clear]
Nome botânico: Cymbopogon nardus (L.) Rendle
Nome popular: citronela, citronella
Angiospermae – Família Poaceae
Origem: Ásia, região do Sri Lanka
[h2 type=”2″ width=””]Descrição[/h2]
Planta herbácea de raízes fasciculadas, entouceirada que pode crescer até 1,50 ou 1,80 m de altura.
Assemelha-se ao capim-limão (Cymbopogon citratus), de mesma origem e gênero, mas espécie diferente. O cheiro do capim-limão é de casca de limão ralada, enquanto a citronela tem um odor diferente, forte e pungente.
Suas folhas são mais largas, também laminares e os talos parecidos com os da cana-de-açúcar, mas de cor verde-acinzentados.
Não se desenvolve em estolões, como a grama comum, mas suas raízes fortes prendem o solo superficial, impedindo desbarrancamentos.
Veja mais informações em nosso post Projetos para Jardins Rochosos.
Ao lado da planta-mãe crescem filhotes, tomando a touceira grandes dimensões em pouco tempo. As flores desta gramínea são pequenas reunidas em grande panícula acima da planta.
Não tolera geadas, mas pode ser cultivada em todo o país nas regiões de inverno mais ameno.
[h2 type=”2″ width=””]Como Plantar a Citronela[/h2]
Para cultivar a citronela plantar a muda ao sol, em local onde possa desenvolver bem a touceira em forma de cascata.
Abrir um buraco do tamanho do torrão, colocar 200 gramas adubo animal de curral bem curtido mais composto orgânico ou húmus de minhoca o quanto necessite. Misturar bem, acomodar o torrão e preencher as laterais. Apertar a terra para fixar a muda e regar bem.
Os tratos culturais são de retirada de folhas secas e adubação de reposição todos os anos no inverno ou na estação chuvosa, com mistura semelhante ao do plantio colocada ao redor da planta.
[h2 type=”2″ width=””]Óleo Essencial de Citronela para Afastar Mosquitos[/h2]
Esta planta fornece óleo essencial de citronela, muito usado para a fabricação de inseticidas e repelentes naturais.
Também é usado para fabricar velas que quando acesas repelem mosquitos e moscas.
Não tem efeito sobre animais domésticos nem humanos, mas não é comestível como o capim-limão que é considerado medicinal, para chás de efeitos calmantes.