Chal Chal (allophylus edulis)

Escrito por

 

Nome botânico: Allophylus edulis Radlk
Nome popular: chal-chal, fruta-de-pombo, murta-vermelha, baga-de-morcego
Angiospermae – Família Sapindaceae
Origem: nativa brasileira, ocorrendo em todo o país

Descrição

Árvore semidecídua, pioneira nas matas e formações abertas, com preferência de solos úmidos, tolerando bem o calor e o frio.

Sua altura é de seis a dez metros, com a copa piramidal bem fechada, folhas compostas de três folíolos e flores amarelas pequenas sem expressão ornamental, mas que fornecem néctar para as abelhas.

Floresce no verão e produz frutinhos globosos vermelhos que, quando maduros, são disputados pelos pássaros. Pode ser cultivada em todo o país.

Como Plantar o Chal Chal ou Fruta-de-Pombo

chal chal

Allophylus edulis, ou chal chal

O local de cultivo deve receber sol e ter o solo levemente úmido.

Pode ser adquirida em viveiros, na altura padrão de 1,80 até 2,50 metros de altura.

Abrir um buraco maior que o torrão, colocando no fundo e nas paredes previamente descompactadas uma mistura de composto orgânico com dois a três kgs de adubo animal de curral bem curtido, acrescentando 200 gramas de farinha de ossos ou fosfato de rocha.

Acomodar o torrão, colocar um tutor que deverá amarrar com cordão de algodão, dando uma volta em oito para não estrangular o tronco.

Preencher o buraco com a terra restante e regar bem.

Nos próximos dias em que não chover, regar bem, até notar que a muda se desenvolve satisfatoriamente. A melhor época de plantio é no inverno ou na estação das chuvas.

Propagação e Mudas do Allophylus Edulis

Para fazer a propagação de mudas, colher os frutos diretamente da árvore e semear.

Não há necessidade de retirar a polpa mas, se desejar, poderá fazê-lo com cuidado para não danificar a semente.

Colocar em caixotes ou sacos com substrato de composto orgânico e terra argilosa de canteiro em partes iguais, mantendo certa umidade e em cultivo protegido.

A emergência ocorre em torno de um mês e seu crescimento é bastante rápido, dependendo do substrato utilizado.

Quando a muda estiver com 15 a 20 centímetros de altura, transplantar para sacos de cultivo maiores com a mistura indicada para plantio, regando em intervalos regulares.

Para armazenar as sementes , deixar que a massa da polpa dos frutos iniciem a decomposição. Em seguida, retirar com cuidado, lavar e secar, guardando em caixas de papelão.

Paisagismo e Uso Decorativo

chal chal

Chal chal

É uma árvore pequena, ideal para arborização de ruas sob fiação de redes de alta tensão.

Seus frutos não causam problema a transeuntes e veículos estacionados, e produz excelente sombra, ideal para estacionamentos de empresas.