Nome botânico: Allophylus edulis Radlk
Nome popular: chal-chal, fruta-de-pombo, murta-vermelha, baga-de-morcego
Angiospermae – Família Sapindaceae
Origem: nativa brasileira, ocorrendo em todo o país[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Descrição[/h2]
Árvore semidecídua, pioneira nas matas e formações abertas, com preferência de solos úmidos, tolerando bem o calor e o frio.
Sua altura é de seis a dez metros, com a copa piramidal bem fechada, folhas compostas de três folíolos e flores amarelas pequenas sem expressão ornamental, mas que fornecem néctar para as abelhas.
Floresce no verão e produz frutinhos globosos vermelhos que, quando maduros, são disputados pelos pássaros. Pode ser cultivada em todo o país.
[h2 type=”2″ width=””]Como Plantar o Chal Chal ou Fruta-de-Pombo[/h2]
O local de cultivo deve receber sol e ter o solo levemente úmido.
Pode ser adquirida em viveiros, na altura padrão de 1,80 até 2,50 metros de altura.
Abrir um buraco maior que o torrão, colocando no fundo e nas paredes previamente descompactadas uma mistura de composto orgânico com dois a três kgs de adubo animal de curral bem curtido, acrescentando 200 gramas de farinha de ossos ou fosfato de rocha.
Acomodar o torrão, colocar um tutor que deverá amarrar com cordão de algodão, dando uma volta em oito para não estrangular o tronco.
Preencher o buraco com a terra restante e regar bem.
Nos próximos dias em que não chover, regar bem, até notar que a muda se desenvolve satisfatoriamente. A melhor época de plantio é no inverno ou na estação das chuvas.
[h2 type=”2″ width=””]Propagação e Mudas do Allophylus Edulis[/h2]
Para fazer a propagação de mudas, colher os frutos diretamente da árvore e semear.
Não há necessidade de retirar a polpa mas, se desejar, poderá fazê-lo com cuidado para não danificar a semente.
Colocar em caixotes ou sacos com substrato de composto orgânico e terra argilosa de canteiro em partes iguais, mantendo certa umidade e em cultivo protegido.
A emergência ocorre em torno de um mês e seu crescimento é bastante rápido, dependendo do substrato utilizado.
Quando a muda estiver com 15 a 20 centímetros de altura, transplantar para sacos de cultivo maiores com a mistura indicada para plantio, regando em intervalos regulares.
Para armazenar as sementes , deixar que a massa da polpa dos frutos iniciem a decomposição. Em seguida, retirar com cuidado, lavar e secar, guardando em caixas de papelão.
[h2 type=”2″ width=””]Paisagismo e Uso Decorativo[/h2]
É uma árvore pequena, ideal para arborização de ruas sob fiação de redes de alta tensão.
Seus frutos não causam problema a transeuntes e veículos estacionados, e produz excelente sombra, ideal para estacionamentos de empresas.