Chá da Índia (Camellia sinensis)

Escrito por

Como cultivar o chá da Índia, planta de origem do chá verde e do chá preto. Ele também é utilizado para tingir tecidos e muitas vezes para ornamentar jardins.

Nome botânico: Tea sinensis (L.) Kuntze
Sin.: Camellia chinensis Kuntze, Camellia sinensis Kuntze
Nome popular: Chá da índia, chá verde
Família: Angiospermae – Família Theaceae
Origem: Ásia

Descrição

chá da índiaPlanta cultivada em produção como arbusto de até 3,0 metros. Pode atingir porte arbóreo de 15,0 m de altura quando em estado natural.

Sua folhagem é perene, de folhas verde escuras, ovais acuminadas, denteadas, de textura lisa e consistência coriácea.

As flores são brancas possuem de 5 a 9 pétalas e têm muitos estames, inseridas nas axilas das folhas. O fruto é carnoso, tornando-se uma cápsula quando seco e sementes carnosas e arredondadas.

É cultivada para produção de chá, mas também pode ser usada como ornamental.

Como Plantar o Chá Verde

É uma planta exigente em fertilidade do solo, produzindo melhor em solos ácidos, profundos e com boa drenagem.
É sensível a ventos fortes e um local com sombras à tarde é melhor para produzir boas folhas.

Para plantar a muda, fazer um buraco maior que o torrão. Num balde ou lona no chão misturar cerca de 3 kg de adubo animal de curral bem curtido, 100 gramas de farinha de ossos e composto orgânico o quanto necessitar para plantar.

Deixar as bordas e o fundo da cova sem compactação, soltando um pouco a terra com uma pazinha. Colocar no fundo um pouco da mistura, acomodar o torrão e acrescentar nas laterais mais material.

Antes de terminar, colocar um tutor feito de sarrafo ou bambu, amarrando a muda com cordão de algodão em formato de oito para não estrangular o caule.

Reprodução por Semeadura

As sementes produzidas pela planta poderão ser semeadas, sendo deixadas de molho de um dia para o outro. Preparar terra misturada com areia ou casca de arroz carbonizada num recipiente, nivelando.

Semear, cobrir com areia ou casca de arroz carbonizada e regar com jato fino. Deixar em cultivo protegido em temperatura até 23 0C.

A germinação ocorre em torno de um a três meses, sendo feito o transplante para sacos de cultivo com substrato semelhante ao de plantio quando a mudinha atingir 10 cm de altura.

Aguardar quando tiver pelo menos 0,50 m de altura para colocar no chão. A propagação também pode ser feita por meio vegetativo, com estacas de até 15 cm com o uso de enraizadores.

Usar substrato semelhante ao de semeadura, mantendo em cultivo protegido.

Chá Verde e Chá Preto

chá verdeCom esta planta são produzidos dois tipos de chá: o verde e o preto. As folhas mais jovens são colhidas e passam por três processos, dependendo do tipo do produto final.

O chá verde é de folhas apenas secas e o chá preto tem suas folhas fermentadas antes da secagem, ficando mais ácido.

No chá tipo Oolong a fermentação é parcial antes da secagem, o que lhe confere um sabor especial.

Os Diferentes Produtos do Plantio do Chá da Índia

O consumo do chá tem propriedades terapêuticas como antidiarreico, previne cáries devido ao flúor presente e é considerado hepatoprotetor.

Contém também cafeína, sendo portanto estimulante, seu consumo à noite deverá ser evitado por pessoas que tenham problemas de insônia.

camellia sinensis flor vermelhaAs sementes produzem óleo que pode ser usado para substituir o óleo de oliva  em iluminação em templos, produção de sabonetes e também na indústria para remover graxas ao invés de sodas.

A prensagem das sementes para a retirada do óleo tem como subproduto um material que pode ser utilizado para adubo vegetal após a compostagem e que possui propriedades inseticidas para pragas do solo.

As flores vermelhas ou rosa da planta são matéria prima para corantes de tecidos, bem como o óleo das sementes.

O chá-da-Índia que compramos para consumo pode tingir tecidos. Basta preparar água com quantidade suficiente de chá para produzir um líquido de cor forte, mergulhar a peça por alguns minutos.

A cor ocre clara produzida é indelével depois de seca.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: yamatsu, swanksalot, Steve Snodgrass