Casa de Campo: Evite Deslizamentos

Escrito por

Casas de campo construídas na serra devem estar protegidas com contenção de muro, gabião ou taludes – que devem ser incluídos, sim, no seu projeto de paisagismo. Saiba mais a seguir.

Casas nas montanhas – principalmente as das áreas serranas da Região Sudeste, e em especial do Rio de Janeiro, onde chove muito – devem sempre estar guardadas por estruturas de contenção de encostas.

Isso evita deslizamentos de terra, que podem gerar grandes prejuízos e até mesmo serem fatais.

Veja as opções existentes e como integrá-los ao seu jardim.

Contenção da Terra: Estruturas e Paisagismo

gabiao-plantasNão podemos plantar árvores e arbustos de grande porte em locais sujeitos a deslizamentos, onde há muitos afloramentos de rochas. São locais de solos rasos e as raízes poderão promover o deslocamento de terra e até mesmo do muro de alvenaria.

Feitos de pedras, em gabiões ou em muros de concreto, estes espaços poderão ser enfeitados com plantas, escondendo ou realçando o espaço.

Taludes têm grande efeito paisagístico e deverão receber cobertura vegetal de gramados ou forrações. Essas vegetações permitem a proteção da camada superficial de solo.

Problemas com infiltrações ou raízes agressivas é um cuidado que o proprietário deverá ter para evitar algum problema de deslizamento.

Espécies Próprias para Taludes

Capim-limão

Algumas plantas próprias para áreas de taludes, como as rizomatosas, propiciam tirantes vivos para a contenção da terra na área. A citronela (Cymbopogon nardus), o capim-limão (Cymbopogon citratus) são gramíneas indicadas para este fim.

Suas touceiras de grande porte poderão também adornar um espaço onde não há interesse em plantas com flores.

São aromáticas, sendo que o óleo de citronela é muito usado para fazer velas repelentes de mosquitos. Já o capim-limão pode ser utilizado em chás e receitas culinárias.

Um detalhe: cães adoram o capim-limão e costumam comer as folhas, arrasando a touceira. A solução é plantar mudas em local que permitam seu acesso, satisfazendo o animal e outras que possam vegetar sem problema.

Jardins de altitude têm muitas possibilidades de decoração, muito mais que regiões litorâneas. Se a escolha for por plantas nativas será também uma adição para o meio ambiente.

Escolher plantas com flores ou que produzam frutinhos para a avi-fauna selvagem é um dos princípios do paisagismo sustentável.