Capim Vetiver (Vetiveria zizanioides)

Escrito por

Nome Técnico: Vetiveria zizanioides (L.) Nash. Sin.:Agrostis verticillata Lam., Anatherum muricatum Retz, Vetiveria odorata Virey
Nomes Populares: vetiver, capim-cheiroso, raiz de cheiro,
Família: Angiospermae – Família Poaceae
Origem: Indonésia, Ceilão, Índia e Malásia.

Descrição

Capim VetiverPlanta herbácea perene, forma grandes touceiras que pode atingir até 2,0 m de altura. As folhas verdes são lisas, glabras e de lâmina larga. As flores são características das gramíneas, em grande inflorescência do tipo racemo, formado de numerosas espigas na ponta de um talo. As raízes são grandes e delgadas e atingem 50 cm, esbranquiçadas ou rosadas.

Técnica de cultivo

Seu cultivo é para regiões subtropicais com temperaturas em torno de 25 0C, livres de geadas, com regime de chuvas regulares ou irrigação controlada. Este capim desenvolve-se bem em locais ensolarados onde possa desenvolver um bom teor de óleo essencial, em solos areno-argilosos, com boa drenagem, bem arejados e bom teor de matéria orgânica.

Solos muito úmidos ou muito compactados não são adequados para a cultura.

Quando cultivado como ornamental necessitaremos de grande espaço, pois desenvolve enorme touceira. O controle de retirada de folhas secas também garante a beleza da muda. Para cultivar esta planta abrir um buraco maior que o torrão. Descompactar as laterais da cova com pazinha para propiciar bom desenvolvimento das raízes. Colocar no fundo e nas laterais a mistura de adubo animal de curral bem curtido com composto orgânico. Acomodar o torrão e preencher a cavidade com a mistura, apertando de leve para firmar a muda. Regar bem a seguir. Nos próximos dias em que não chover regar e depois espaçar as regas.

Mudas por divisão de touceiras

Podemos fazer mudas da planta dividindo a touceira. Sem desplantar a matriz, podemos abrir um pouco o solo e com a pá reta cortar uma muda, levando junto um pouco das raízes. O plantio deverá ser feito conforme o recomendado acima.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: treesftf, Macleay Grass Man