Bromélia Aequimea (Aechmea)

A bromélia aequimea é nativa do Brasil e uma das espécies mais comercializadas. Sua inflorescência é rígida e de um belo rosa, com flores roxas no interior. É durável e gosta de umidade. Veja a seguir mais detalhes sobre a aechmea e como cultivá-la em casa.[clear]

Nome Técnico: Aechmea
Nomes Populares: Bromélia Aequimea
Família: Angiospermae – Família Bromeliaceae, subfamília Bromelioideae
Origem: Originária do Brasil[clear]

[h2 type=”2″ width=””]Descrição[/h2]

flor aechmeaEste gênero de bromélia é epífita, possui cerca de 170 espécies fora os híbridos e tem a roseta das folhas ampla e forte, com folhas variegadas ou somente verdes e a floração têm longa duração.

A planta pode atingir a dimensão de 0,50 x 0,50 m na sua fase adulta.
A inflorescência aparece nas cores rosa, branca, amarela vermelha e púrpura e geralmente tem espinhos. Na roseta há formação de tanque para captação da água da chuva.

[h2 type=”2″ width=””]Como Plantar a Bromélia Aechmea[/h2]

Seu cultivo é feito em vasos de tamanho médio, em geral de cerâmica,mas também pode ficar em vaso plástico, usando um cachepô, quando seu lugar for dentro de casa. A luz indireta ou sol somente pela manhã, apesar de que em regiões de clima ameno suporta o sol direto sem queimar as folhas.

Aechmea-FasciataO substrato melhor para esta espécie é a mistura de terra, areia, húmus de minhoca e pó de fibras de coco ou casca de pinus decomposta, completando a adubação com adubo foliar bem diluído, na época de crescimento, em geral no início do verão.

A temperatura melhor para cultivo é na faixa de 20ºC.

Sua reprodução é feita por sementes ou perfilhamento. As sementes são do tipo baga e a semeadura deve seguir o já citado anteriormente. Os híbridos em geral são estéreis e para garantir a reprodução será interessante cloná-los.

Outras espécies do gênero Aechmea são: Aechmea Fasciata, Aechmea blanchetiana, Aechmea chantinii, Aechmea aquilega, entre outras.

Postado por
Eng. Agr. Míriam Stumpf
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir é uma atividade que vai além do simples ato de pintar: é uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, é uma planta exótica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...