Bougainville (Bougainvillea spectabilis)

Escrito por

Nome Técnico: Bougainvillea spectabilis Willd. Sin: Bougainvillea bracteata Pers.
Nomes Populares: Bouganville, Bougainville, Três Marias, Flor Primavera, Buganvílea
Família: Angiospermae – Família Nyctaginaceae
Origem: Nativa do Brasil, região do leste e nordeste.

Descrição

Arbusto lenhoso de médio a grande porte, sem tamanho definido, de muitos ramos, espinhento, escandescente cultivado no mundo inteiro pelas sua inflorescências coloridas.

As folhas são ovais acuminadas de textura fina e as flores são pequeninas de cor branca envolvidas por tres brácteas coloridas nas cores branca, rosa claro, coral, carmim, púrpura, alaranjada e amarelo ouro, formando grande inflorescência nas pontas dos ramos.

Floresce principalmente na primavera e verão e esporadicamente durante o ano.

Como Plantar

Deve ser cultivada a pleno sol em solo fértil e bem drenado.

A cova de plantio deve ser preparada com composto vegetal e animal decomposto, com a adição de adubo granulado NPK formulação 10-10-10, colocando-se no fundo da cova um pouco de areia para facilitar a drenagem. A poda dos ramos não deve ser feita com a planta florida, aguardar a época vegetativa para dar a forma desejada ao arbusto.

Um efeito muito interessante é o plantio junto a um poste de madeira ou ferro e ir enrolando devagar os ramos, deixando formar uma copa acima de 2,50 m, imitando um árvore. Fica muito ornamental, mas exige manutenção constante.

A propagação da planta é feita por estaquia de ramos mergulhados em enraizadores e colocados em casca de arroz carbonizada ou areia mantidos úmidos e também por alporque.

Paisagismo e uso decorativo

Bougainville sendo usado em uma praça pública

A bugainvilea é uma das trepadeiras mais bonitas para o paisagismo, caracterizando nosso clima tropical e colorido. Todas as regiões do Brasil podem cultivá-la com grande efeito paisagístico num jardim.

Pode ser colocada numa pérgola com uso de ambiente de lazer com mesas e cadeiras, onde seu colorido empresta um belo contraste com móveis claros. Seu uso em grandes vasos em jardins com piscinas, em arcos para acabamento de corredores ensolarados e para muros e paredes faz dela uma das plantas mais procuradas para projetos.

Algumas são comercializas em grandes vasos, troncos grossos e retorcidos, muito ornamentais. Tratam-se de mudas mais velhas, às vezes matrizes que são comercializadas para dar lugar a novas. Tem aparência de bonsais, ficam muito interessantes junto a piscinas, terraços e solitárias sobre gramados. Mas, além de muito caras, já não florescerão tanto quanto uma muda nova e vigorosa.