Boca de leao – Antirrhinum majus

Escrito por

Nome botanico:
Antirrhinum majus L.
Nomes Populares:
Boca de leão
Família:
Angiospermae – Família Scrophulariaceae
Origem:
Europa

Descrição:

boca de leao bicolorPlanta herbácea que vive cerca de 2 anos, ereta, de folhas delicadas estreitas verde-escuras na página de cima e mais claro na inferior.

Flores de forma peculiar que lembram um focinho de felino, daí seu nome popular, de uma cor ou bicolores, dispostas em espigas terminais e eretas.

Muito florífero, para jardins e canteiros, floresce do inverno em diante.

Como plantar a flor boca de leao:

Aprecia sol e solo fértil.

A preparação do canteiro para receber as mudas deve passar pelo revolvimento da terra, retirada de inços e plantas fenecidas.
Adicionar adubo animal de curral cerca de 3 kg/m² de canteiro, composto orgânico e adubo NPK formulação 10-10-10, cerca de 100 gramas/m², revolvendo bem.

Plantar em linhas desencontradas para grandes maciços ou em linha dupla para renques nos canteiros junto a muros, espaçamento de 30 x 30 cm.

A época de plantio para os Estados mais ao Sul do país vai de fevereiro a junho, para Sudeste de março a maio e para as demais regiões de abril a maio.

Para propagação usam-se as sementes, que são bem pequenas, há mais de 5 000 unidades em um grama.
Preparar a sementeira com terra peneirada e nivelar.
Semear em linhas, regar e cobrir com plástico para manter a umidade.

Deixar em cultivo protegido.
Quando notar a emergência, retirar o plástico, mas manter a umidade.
Quando as plantinhas estiverem com 6 folhinhas transplantar para recipiente maior ou saquinhos, aguardando o início do florescimento para levar para o canteiro.

Paisagismo e uso decorativo:

boca de leao

 

Para vasos de boca larga, tipo bacia ou em vasos altos também fazem belo efeito junto a piscinas e entradas de residências.

Como as flores são oferecidas em várias cores, pode-se optar por canteiros monocromáticos ou de cores misturadas, pois são harmônicas entre si.