Berinjelas em Vaso para Varandas ou Jardineiras

Escrito por

Gosta de berinjelas? Grelhadas, ao molho, caponata… sem dúvida, uma delícia! Que tal cultivar em casa, num vaso? É possível!

Ao invés da feira ou do supermercado, agora você vai até a varanda da sua casa para buscar berinjela para aquela sua receita especial.

Acompanhe a seguir as nossas dicas e plante-as em vasos.

Como Plantar Berinjela em Vaso

berinjela-cica

Berinjela Ciça

A berinjela (Solannum melongena) é um arbusto perene e atinge cerca de 1,80 m de altura, muito ramificado de folhas grandes e alternas.

Suas raízes podem chegar até 1,0 m de profundidade; então, o recipiente de cultivo deverá ter altura suficiente para acomodar o sistema radicular. Pode ser vaso de cimento, cerâmica, plástico ou polipropileno.

Como planta de regiões quentes do globo, desenvolve-se bem em climas tropicais até subtropicais com temperaturas em torno de 25o C e com umidade acima de 70%.
Pode ser cultivada em quase todas as regiões do país durante quase todo o ano, em locais com incidência de sol. Varandas, vasos ou jardineiras próximas a janelas.

berinjela-rosa

Berinjela rosa

Nas sacadas e terraços: resguardar de ventos frios e fortes. Colocar no fundo do vaso pedriscos para dar maior peso e sustentação. Fará belo efeito, surpreendendo a todos.

Nas regiões mais ao Sul, é conveniente proteger a muda no inverno, colocando o vaso em local sem os ventos fortes e frios desta estação.

Em hortos e floriculturas muitas vezes há berinjelas em vasos para comercialização.
Mas se achar muito dispendioso, poderá cultivar a partir de sementes adquirindo algumas gramas em lojas de agropecuárias, escolhendo a variedade que mais lhe agrada.

A Berinjela Pode Ter um Bom Efeito Decorativo

Berinjela branca

Berinjela branca

Para introduzir um vaso de berinjela no seu projeto paisagístico do jardim dos fundos, existem alguns truques. O vaso de tom neutro, em cerâmica ou cimento, por exemplo, não irá interferir nos conjuntos de plantas do espaço.

Se o vaso for de plástico, evitar os de cor preta – preferir a cor marrom. O mesmo vale para os de polipropileno: a cor neutra de cinza, branco e bege ou mesmo com imitação de granitos irão melhor na combinação do espaço.

A planta possui bom efeito ornamental pelas suas folhas grandes e frutos coloridos.

Colocar sobre pisos ou gramado, junto a piscinas, combinando com plantas de folhagem verde ou até mesmo no meio de um canteiro com bordadura colorida, com certeza atrairá todos os olhares.

Diferentes Tipos de Berinjelas

Dentre as diferentes espécies de berinjelas, destacamos as mais cultivadas no país:

  • Embu: planta vigorosa, fruto oblongo vermelho escuro, colheita a partir de 110 dias. Fornecedor: Isla sementes.
  • Florida Market: colheita de 100 a 120 dias, é uma planta vigorosa de frutos oblongos de cor roxo brilhante. Fornecedor: Isla Sementes e Feltrin.
  • Preta comprida: colheita em 100 dias, frutos cilíndricos arroxeados. Fornecedor: Isla Sementes.
  • Redonda roxa: colheita de 100 a 140 dias, planta de porte médio, fruto roxo brilhante, polpa firme e branca. Ótima para vasos. Fornecedor: Agristar e Isla Sementes.
  • Redonda rosa: vigor médio, fruto redondo cor rosa com dégradé até o branco. Tem boa produção de frutos e aspecto bem interessante para vasos na ornamentação de pátios. Fornecedor: Sakamura.
  • Ciça: um híbrido produzido pela Embraba, com colheita em torno de 80 dias. Planta vigorosa, fruto roxo brilhante de formato alongado oblongo. Fornecedores: Hortec, Hortivale, Feltrin e Isla Sementes.
  • Nápoli: outro híbrido, com cerca de 130 dias até à colheita. Planta vigorosa, fruto cor de vinho escuro, formato cilíndrico bojudo. A planta produz muito. Fornecedor: Sakada.
  • Napolitana: híbrido com cerca de 120 dias até à colheita, muito vigorosa. Frutos cor de vinho escuro, formato cilíndrico. Muito produtiva. Fornecedor: Sakada.
  • Berinjela branca: produz frutos brancos, oblongos, sua semelhança com ovos de galinha lhe renderam o apelido de planta ovo (eggplant). Muito usada para ornamental é comercializada em geral nos hortos como ornamental, mas é também comestível. Sua polpa é branca, de sabor mais doce, ideal para receitas onde irá ao forno.