Begônia “River-Nile” (Begonia rhizomatous river)

Escrito por

Aprenda a cultivar a begônia river-nile, espécie adaptável que se dá bem em ambientes de interior e é fácil de manter sempre bonita.

Nome botânico: Begonia‘ River-Nile’ , cv. Begonia Rhizomatous river
Nome popular: begônia “do rio Nilo”
Família: Begoniaceae
Origem: nativa das Américas Tropicais

Descrição

begonia river nile florPlanta herbácea perene, rizomatosa de altura em torno de 30 a 45 cm e diâmetro de 45 a 60 cm de talos longos, finos e carnosos, surgindo direto do rizoma.

As folhas são grandes em forma de rim na cor verde chartreuse e as bordas onduladas com pontuações verde-bronze e pequeninos pelos claros.

Floresce periodicamente ao longo do ano, em racemos de flores na rosa, perfumadas, suspensas em pedúnculo carnoso.

As flores atraem insetos polinizadores, como abelhas, vespas e borboletas.

Como Cultivar

Este cultivar deve ficar em ambiente muito claro, sem sol direto, sendo ideal para cultivo dentro de casa. As mudas são comercializadas em vasos de plástico ou de barro.

Quando o vaso ficar pequeno ou desejar colocar em recipiente mais ornamental, será necessário preparar o substrato. O recomendado deve ser poroso, leve, com bom teor de matéria orgânica e pH em torno de 6,1 a 6,5.

Usar a mistura de composto orgânico, areia e húmus de minhoca, na proporção de 3:1:1 e plantar em vasos grandes em torno de 60 cm de altura e 50 cm de boca, pois os rizomas se desenvolvem utilizando todo o espaço.

Proteger o fundo do vaso com um pedaço de geomanta, tnt (não tecido) ou pedrinhas, para garantir a drenagem. Por cima colocar um punhado de areia e parte do substrato misturado antes de colocar o torrão.

Retirar a muda com cuidado do antigo recipiente, deitando o vaso e soltando a terra junto da parede. Acomodar o torrão no novo berço e preencher as laterais com a mistura preparada. Regar para que a terra do torrão e do vaso se unam.

As regas deverão ser regulares, sem encharcamentos, o que poderá levar ao apodrecimento dos rizomas. Na estação fria é conveniente deixar o substrato quase secar entre as regas.

Como Fazer Mudas desta Begônia

begoniaA propagação é feita por divisão de rizomas ou, um pouco mais trabalhoso, por estaca das folhas. Mudas a partir das folhas Cortar a folha bem desenvolvida com um pouco de pecíolo e colocar em areia ou perlita úmida.

Com estilete limpo e afiado cortar as nervuras maiores.

Com palitos fixar a folha sobre o substrato, de forma a que os cortes fiquem em contato com a superfície. Regue periodicamente e deixe em local protegido.

Dentro de algum tempo junto aos cortes surgirão pequenas folhas, dando origem a novas mudas.

Propagação por Sementes

As sementes também são viáveis, exigindo um pouco de cuidado. Para semear, usar um recipiente com terra de canteiro ou composto orgânico, deixando-o umedecido e nivelado.

Colocar as sementes neste berço e cobrir com areia seca peneirada. Regar periodicamente com jato bem fino para manter a umidade, mas sem encharcamentos. Deixar em local protegido do sol.

Quando as mudinhas atingirem ponto que puderem ser manuseadas, realizar o transplante para vasinho com o mesmo tipo de substrato recomendado.

Uso Decorativo e Paisagismo da Begônia “River Nile”

Para decoração de interiores, deixar o vaso sempre próximo a janelas, mas sem o sol da tarde que poderá queimar as folhas. Esta begônia também pode ser cultivada em áreas externas, desde que esteja abrigada de chuvas, do frio no inverno e do sol da tarde.

A cor das folhas é a grande atração e poderá fazer belo efeito em vaso sobre pedestal, longe da parede, pois formará touceira arredondada.