Azeite de Oliva Temperado com Ervas Frescas

Escrito por

O azeite – ou óleo de oliva – é conhecido desde tempos antigos como um dos melhores óleos para usar em receitas salgadas. Para dar uma nota de perfume e sabor um pouco diferente sugerimos combiná-lo com ervas aromáticas, folhas de louro e condimentos diversos.

Ingredientes para Fazer seu Azeite Aromatizado

Precisaremos de um azeite de boa qualidade, como o tipo extra virgem. Para aromatizá-lo, pense em folhas aromáticas, alho e condimentos. Pimentas diversas, como a dedo-de-moça, biquinho, malagueta, pimenta-rosa ou pimenta-do-reino.

Também zimbro, endro, e outras.

Folhas macias e com maior conteúdo de água como o manjericão, o orégano e a sálvia precisam ser manipuladas no processo de branqueamento. Isso evita que fiquem enegrecidas com o passar do tempo.

Já o louro e o alecrim estão prontos: tem folhas mais firmes e mais secas.

Processo de Branqueamento de Temperos Frescos

azeite com infusaoFolhas macias como as do manjericão, orégano, sálvia e manjerona deverão passar por branqueamento. Isso preservará seus perfumes e qualidade das folhas.

Em uma panela, coloque água filtrada para ferver. Prepare uma bacia com água gelada e cubos de gelo. Lave as folhas para retirar qualquer tipo de poeira ou terra aderidas. Sacudir para retirar o excesso.

Segurando o ramo com uma pinça ou um pegador para macarrão, mergulhar o ramo na água em ebulição, contando até 5 segundos, retirando imediatamente e mergulhando na água com gelo.

Após alguns segundos também, colocar o material sobre papel toalha, deixando secar naturalmente. Poderá também usar um secador de cabelo na fase fria para apressar.

A etapa do branqueamento é importante e poderá ser feita com qualquer elemento vegetal a ser empregado no preparo do azeite temperado, como alho, folha de louro, alecrim, pimentas, etc.

Os produtos deverão ser higienizados antes e secos depois do processo, para prevenir contaminações por patógenos perigosos como fungos e bactérias (como, por exemplo, a do botulismo, que se desenvolvem em ambiente com umidade e sem oxigênio).

Quando estiverem secas, arrume no vidro. Comece pelas pimentas, alho e folha de louro; sem seguida os ramos da aromática, dispondo de forma harmoniosa.

Aguarde pelo menos uma semana para usar em suas receitas, de modo a garantir a definição de odor e sabor do azeite.

Receitas de Azeites Aromatizados com Ervas Frescas

Azeite Aromatizado com Alecrim

  • 200 ml de azeite extra virgem
  • 2 a 3 folhas de louro
  • 1 a 2 ramos de alecrim
  • 1 pimenta de sua preferência ou alguns grãos de pimenta preta
  • 1 a 2 dentes de alho descascados inteiros

azeite temperadoLavar as folhas de louro e o ramo de alecrim, deixando secar sobre papel toalha. Retirar um pouco do azeite do vidro, reservando.

Introduzir o material dentro da garrafa, começando pela pimenta, o alho e depois as folhas, buscando um visual bonito.

Ramos de alecrim ligeiramente maiores que o vidro ficarão inclinados, o que dará um visual atraente.

Deixar por umas duas semanas antes de empregar, para a saturação do azeite com o perfume dos materiais.

Azeite com Manjericão e Alecrim

  • 200 ml de azeite extra virgem
  • Ramos de manjericão
  • 2 a 3 folhas de louro
  • 1 a 2 ramos de alecrim
  • 1 pimenta de sua preferência ou alguns grãos de pimenta-do-reino
  • 1 a 2 dentes de alho descascados inteiros

Aguardar pelo menos uma semana para empregar, para a definição de odor e sabor do azeite.

Azeite Temperado com Alho e Pimenta

Agregar a um vidro de azeite de boa qualidade alguns dentes de alho descascados, porém inteiros, juntando alguns grãos de pimenta-do-reino também inteiros e deixar macerar por pelo menos uma semana.

Usar em pratos quentes ou saladas.

Azeite com Orégano e Endro

Proceder também ao branqueamento das folhas conforme o explicado para as folhas de manjericão, deixando secar sobre papel toalha.

Introduzi-las numa garrafa decorativa e colocar o azeite. Colocar uma colher das de chá de endro. Ele tem um sabor delicado, muito agradável.

Opção: acrescente também uma folha de louro e grãos de pimenta-do-reino.

Azeite de Oliva com Sálvia e Zimbro

Salvia officinalis

Sávia (Salvia officinalis)

Passar as folhas de sálvia pelo processo de branqueamento e deixar secar.

Colocar num vidro, acrescentar alguns grãos de pimenta-rosa, pimenta-do-reino e um dente de alho descascado, mas inteiro.

Folhas de louro opcionais. O sabor é diferente, muito agradável.

Azeite com Pimentas

Diversos são os tipo de pimentas cultivadas e oferecidas no comércio nacional. A escolha depende do gosto de cada um.

É preciso lembrar que as pimentas são um tipo de fruto e têm sabores e perfumes diferenciados, sendo algumas mais ardidas que outras.

Podem ser usadas nos azeites apenas lavando e secando os frutos, dispondo em vidro bonito e colocando o azeite por cima. Deixar pelo menos uma semana antes de usar.

Dica: a retirada das sementes diminui a ardência, prevalecendo assim o sabor.

A pimenta-do-reino (Piper nigrum) pode ser branca ou preta, depende da maturação. Seu sabor é diferente e cada um tem a sua preferida. São secas e basta colocar no azeite sem nenhuma preparação prévia.

Azeite com Misturas de Ervas

azeites temperadosO azeite é um veículo para a mistura de diversos ingredientes, chegando a um produto totalmente original.

Misturar ervas (manjericão, orégano, alecrim, manjerona), folhas de louro, dentes de alho e pimentas poderá ser um detalhe a mais a acrescentar em saladas, marinadas ou molhos.

Mas atenção: a mistura de muitas ervas irá misturar o sabor e também o odor, produzindo um produto único.

Este azeite temperado pode ser utilizado em saladas, confecção de pães, biscoitos salgados e pratos diversos de forno ou fogão.

Para um melhor aproveitamento, somente colocá-lo na finalização dos pratos quentes, como também é feito com as ervas aromáticas. Seus elementos desejados são muito voláteis e o calor ajuda na dissipação.