Como escolher e plantar árvores no seu jardim?

Escrito por

Ao planejar seu jardim comece sempre pelas árvores

Para quem tem espaço no jardim e começa a planejar que plantas colocar, as primeiras da lista sempre serão as árvores que farão parte da paisagem. São a espinha dorsal e a estrutura vegetal mais permanente de um jardim. Arbustos e herbáceas completam este conjunto, com suas formas e folhas atrativas e suas flores encantadoras.

As árvores têm uma grande vantagem para o projeto paisagístico: o custo de manutenção é praticamente zero. Nos 3 primeiros anos após o plantio, deve receber cuidados de condução com tutores e regas regulares, mas depois a manutenção resume-se à retirada de ramos secos ou doentes. Nativas brasileiras ou exóticas adaptadas, a escolha é muito grande.

A flor da Magnólia

As árvores tem uma grande vantagem no paisagismo de um jardim, além de ornamentar ajudam a diminuir o calor com sua sombra sobre as paredes e telhados, diminuindo o consumo de energia dos aparelhos de ar condicionado nos verões quentes.

Também diminuem a poeira da poluição em suspensão no ar, que fica depositada em suas folhas e que irá direto para o chão quando cair uma chuva.

Suas folhas produzem fotossíntese, com a absorção do dióxido de carbono do ar e liberação de oxigênio, num processo que todas as plantas produzem para obter energia. Consomem também oxigênio na respiração, mas o equilíbrio entre absorção e produção é estável.

O primeiro passo é medir o jardim e ver qual o espaço destinado para a árvore. Mas medir somente o tronco seria errado, tem de pensar no tamanho da copa que ficará aérea e poderá causar transtornos.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Fr Antunes