Cipreste Kaisuka (Juniperus chinensis)

Escrito por

Nome Botânico: Juniperus chinensis L. Sin.: Juniperus sheppardii (Veitch) Van Melle

Nomes Populares: Cipreste kaizuka. junípero kaisuka

Família: Família Cupressaceae

Origem: Originária da china e do Japão.

Descrição:

Conífera de até 6,0 metros de altura.

De forma colunar, tronco marrom acinzentado com fissuras longitudinais soltando finas cascas em forma de escamas, de folhagem verde escura, ramos dispostos de forma vertical e folhas em escamas.

juniperus chinensisÉ uma planta dióica, raramente monóica, que quer dizer que apresenta flores femininas e masculinas em plantas diferentes.

As flores masculinas são pequenos cones amarelos elípticos que contém o pólen, sendo que as femininas formam frutos arredondados.

Pode apresentar mais de um tronco e alguns tem a forma retorcida, mais um efeito interessante para o paisagismo.

Modo de cultivo:

Excelente para lugares ensolarados de clima mais frio, mas pode tolerar climas amenos e litorâneos, não sendo indicada para zonas tropicais do país.

Não é exigente na fertilidade do solo, mas prefere solo mais ácido, bem drenado.

Então para o plantio recomendamos a adição de composto orgânico de folhas e adubo animal na cova, que deverá ser realizado no inverno para ter sucesso.

Paisagismo e uso decorativo:

cipreste kaizuka em paisagismoMuito cultivado em jardins temáticos estilo oriental e italianos, sua forma colunar dá o toque estrutural ao projeto.

Pode ser cultivado em maciços com outras coníferas de menor porte e com coloridos diferentes ou mesmo colocado com arbusto verdes e floríferos, sobre gramados, formando conjuntos ou renques em entradas de propriedades.