Arranjos de plantas diferentes – num vaso grande, com espécies compatíveis e que combinam entre si.

Um vaso decorado com pintura estilo azulejo português foi escolhido para receber um conjunto de plantas ornamentais para decorar a entrada de um escritório em casa.

Cada vez mais frequentes, o escritório virtual em casa propicia o contato com familiares, o estar trabalhando e em casa ao mesmo tempo, conveniente nestes tempos de violência nas ruas e trânsito caótico.

As plantas escolhidas foram adequadas ao local – algumas definitivas, outras temporárias, propiciando troca de visual a cada estação.

Faça uma Boa Mistura de Substrato

O substrato mais adequado para este conjunto de plantas é o composto orgânico.

Num balde é misturado com adubo de aves curtido e adubo granulado NPK formulação 10-10-10, 100 gramas para este tamanho de vaso.

Coloque um pouco deste substrato no fundo para receber os torrões.

Vasos Grandes Permitem Misturar Plantas

Ardisia crenata
Cafezinho-de-Jardim (Ardisia crenata)

Quando temos um vaso grande como este, de 50 x 50 cm e de boca larga, poderemos colocar várias plantas em cultivo coletivo, desde que atendam ao mesmo tipo de substrato, luminosidade e regas.

Assim teremos um conjunto bem cheio, com visual moderno e que poderá permanecer por muito tempo, com pequenas mudanças que levarão a garimpos e visitas a hortos e floriculturas, prática sempre interessante e prazerosa.

Arranjos de plantas, o ponto mais alto do conjunto será dado pela nandina (Nandina domestica) um arbusto perene de folhagem fina e delicada que produz flores brancas e depois frutinhos vermelhos.

Torenia
Amor-Perfeito-de-Verão (Torenia)

Ao seu redor serão então dispostos elementos mais baixos, de folhas com cores e texturas diferentes, como o cafezinho-de-jardim (Ardisia crenata) e amor-perfeito-de-verão (Torenia).

O cafezinho-de-jardim produz flores brancas e frutinhos vermelhos de forma contínua ao longo do ano e, como a nandina, também tem flores brancas e frutinhos vermelhos – haverá um eco entre as duas plantas.

A torênia ou amor-perfeito-de-verão é uma anual de verão, que tem longa vida entre outubro e final de março.

Suas cores de flores de rosa e azul darão uma nota alegre ao conjunto.

Ao terminar seu ciclo pode-se substituir pelo amor-perfeito verdadeiro que a partir de abril já podemos encontrar no mercado de flores.

Arranjos de Plantas: Preparo do Vaso

O vaso está protegido com camada de tinta de impermeabilização, três camadas com intervalos de secagem.

Isto protegerá a ornamentação externa que foi feita com tintas acrílicas e uma camada de verniz acrílico para proteção maior.

Dentro será colocado um pedaço de geomanta para proteger o furo de drenagem e por cima areia de construção.

Assim estará garantida a drenagem das águas das regas.

Como Transplantar uma Muda Maior

Typha domingensis
Nandina domestica

A nandina é desplantada, trazendo junto grande parte do torrão, que está de boa qualidade.

Com a pá de corte retira-se a parte basal da terra que está muito compactada.

Colocada ao centro do vaso será a parte mais alta do conjunto.

1
2
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.