[space][space][space][space][space]Arranjos de flores …
Vaso de Flores de presente para a sua Mãe!
Quando se aproxima o dia das mães ou o dia de seu aniversário ficamos imaginando um lindo presente para dar a ela.
Algum eletrodoméstico? Por favor, mãe detesta ganhar estes aparelhos de presente no seu dia, representam tarefas domésticas!
Ah, quem sabe um MP3, um celular incrementado, com câmera, internet e outras inovações técnicas?
Caro? Claro, mas ela merece.
Mas quem sabe flores? Um lindo buquê com um cartão expressivo do seu amor por ela? Flores. Certo.
Mas a duração de flores cortadas é muito curta, em poucos dias ficará apenas o cartão e o seu gesto na memória.
Nossa sugestão é de um vaso de plantas, floridas ou não, que fique presente por muito tempo.
Arranjos de flores de vaso plantados, mesmo que sua duração não seja tão grande, nos permite combinar plantas perenes com algumas temporárias, possibilitando depois a troca por outras, mantendo o recipiente original.
Para a mãe adepta da jardinagem é um dos melhores presentes que poderá pensar.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Arranjos de flores: Sugestões de vasos com flores ou plantas para presentear: [/h2]
São várias as sugestões que podemos apresentar: vai desde o vaso unitário com uma planta da preferência que sua mãe sempre fala que gosta e nunca compra como as violetas-africanas (Saintpaulia ionantha), a queridinha de todas as pessoas ou a gloxínia (Sinningia speciosa) ambas com flores em diversas cores e que podemos encontrar facilmente em floriculturas e supermercados.
Mas pode surpreendê-la com um belo vaso de ciclames (Cyclamen persico), ou uma delicada muda de renda-portuguesa (Davalia), que poderá cultivar na sala de estar.
Caso ela aprecia plantas suculentas, sugerimos uma pequena coleção de rosas-de-pedra (Echeveria), avórtia ou aortia (Haworthia) ou do colar-de-pérolas (Senecio rowlyanus), num belo vaso para usar como planta.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Que tal trocar o vaso plástico por um vaso mais decorativo?[/h2]
Estas plantas vêm em vasos plásticos de cultivo, na cor preta, verde ou marrom, nada atraentes.
Poderá então adquirir um recipiente de cerâmica pintado ou decorar você mesmo, acrescentando assim uma nota a mais de carinho.
Se não tem habilidades de artesanato, existem belos recipientes que poderá usar como cachepot, de cerâmica, louça, madeira, palha, etc.
Não se esquecer de colocar um pratinho fundo embaixo do vaso para receber as águas de regas, evitando umedecer materiais que podem se decompor, como madeira e mdf ou o verniz dos móveis.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Dicas na hora de transplantar as mudas[/h2]
Se trocar a planta de vaso, seguir sempre nossas instruções de plantio, como proteção das paredes do vaso com tinta impermeabilizante, proteção do furo de drenagem e substrato adequado para cultivo da planta que irá presentear.
Para evitar que a muda fique com aspecto amassado, cuidar no transplante para não quebrar folhas e flores, tomando precauções extras para não danificar as raízes.
Regar após o plantio é regra básica e manter à sombra também.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Arranjos de flores : Dicas para seu conjunto de flores durar por mais tempo[/h2]
Estamos acostumados a adquirir vasos de crisântemos e sabemos que duram pouco tempo em floração.
Sua vida é longa, mas somente em estufas ou outro tipo de cultivo protegido.
A begônia também tem sua duração de vida, podendo ser cultivada por um pouco mais de tempo.
A retirada das flores fenecidas e murchas ajuda a prolongar sua existência.
[box type=”” align=”right”]
Para propiciar novas brotações, adubar com granulado NPK 4-14-8, cerca de 1 colher das de sopa em 2 litros de água, sacudindo bem a garrafa para dissolução.
[divider]
Colocar cerca de 1 copo pequeno da mistura no pé da muda com o substrato levemente úmido para melhor penetração dos nutrientes.
[/box]
Para as regas, as plantas não devem receber banhos de água, isto propicia o apodrecimento da muda. E regar somente no substrato.
Tocar com os dedos, se estiver fria e úmida a terra não deve receber mais água. O furo de drenagem dará vazão ao excesso e esta água que sai deve ser descartada.
O vaso fica em cima de um prato para proteção dos móveis, mas não deixar água no prato para que suba para a planta, a tendência é apodrecer o substrato que está no fundo.
Este vaso com as plantas sugeridas necessita ficar em local muito bem iluminado, inclusive receber um pouco de sol direto, mas somente até o meio-dia. O sol da tarde poderá queimar a peperômia e a begônia.