O Natal é associado com as cores verde,vermelho e branco.

Nossa cultura foi sempre baseada nos imigrantes europeus que festejam o Natal numa época em que suas regiões estão cobertas de neve.

Herdamos tradições de outros povos do Hemisfério Norte e por anos a fio sempre que pensamos em Natal é no pinheiro, na neve, na figura simpática do velhinho gordo em roupa enfeitada com arminho e pesadas botas de neve.

Mas nosso Natal é no início do verão e poderemos festejar e enfeitar nossa casa com plantas nas tradicionais cores sem que seja preciso acrescentar algodão ou neve artificial para ficar bonito.

Estamos aqui trazendo sugestões de plantas encontradas em todo o Brasil para que prepare um lindo arranjo de Natal. Ainda dá tempo de ir na floricultura para enfeitar a casa!
O jardim é planejado para termos plantas e flores o ano inteiro, poderemos escolher algumas que tenham flores nesta época do ano assim produzindo aquele ar alegre das festas natalinas.

 Dicas de flores próprias para enfeitar sua casa no Natal

Mas o artigo de hoje é para enfeitar tudo, desde a porta de entrada, recantos do jardim e dentro de casa

Algumas das plantas, como os gerânios (Pelargonium zonale) e a calancoe (Kalanchoe blossfeldiana) são de exterior e não suportarão por muito tempo a atmosfera de menor luminosidade de dentro de casa.

Plantadas em vasos ou colocadas com seu recipiente dentro de cachepôs, poderão aguardar na rua a hora de entrar e participar com o pessoal para a ceia.
No dia seguinte retornarão ao jardim, inclusive algumas poderão ser plantadas em canteiros, permanecendo por muito tempo no seu espaço.

Outras, também de sol, mas com vida mais curta, como as petúnias (Petunia hybrida) e margaridinha branca (Chrysanthemum anethifolium), darão a nota luminosa de suas flores durante a festa e depois, durante um tempo, ficarão no seu jardim terminando seu ciclo de vida.

Separando os arranjos e enfeitando

Coloque arranjos destas plantas em cestos indígenas ou daqueles usados em padarias, cachepôs artesanais de mdf pintados ou mesmo vasos ou bacias de cerâmica crua.

Não esqueça de que cada vaso necessita um prato para aparar a água de rega para não sujar seu piso.

Poderá, se for um recipiente grande, usar uma assadeira de alumínio para coletor geral.

Esconda o que não quiser mostrar, como vasos plásticos onde vem as plantas, com musgo seco encontrado em lojas de artesanato.
Coloque bolinhas de Natal, fitas coloridas em tons metálicos.

Ou deixe somente as plantas mostrarem seu esplendor.

Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.