Arranjo de suculentas em vaso

Escrito por

Quem gosta de plantas tem necessidade de rodear-se delas o ano todo.
Em regiões quentes do país o sol forte no verão muitas plantas apresentam grande sensibilidade, chegando a queimar as folhas.

Para que possamos colocar um vaso junto de uma piscina, por exemplo e apreciar um arranjo, podemos usar aquelas plantas conhecidas como suculentas.

Elas tem grande tolerância a sol e calor.

Como preparar o vaso para plantar um arranjo de suculentas

O vaso poderá ser de plástico, existem alguns até com imitação de cerâmica ou pedra, poderá ser de cimento ou cerâmica queimada.
O tamanho do vaso é o de sua preferência, não necessitando de muita altura, pois as plantas têm pequenas raízes.

suculentas em vaso
A proteção do furo de drenagem poderá ser feita com pedriscos, cacos de vasos ou pedaços de isopor, daqueles que vêm com aparelhos domésticos.

A seguir colocar um pedaço de geomanta e uma camada de areia de construção, permitindo um bom escoamento das águas de regas sem que o substrato possa fechar o furo de drenagem.

Qual substrato para vaso de suculentas

O substrato melhor para cultivo de suculentas é uma mistura de húmus de minhoca com areia de granulometria grossa e elementos particulados, que podem ser cascalho semi-decomposto, perlita, pedaços de fibras de coco ou casca de pínus lavada de tamanho pequeno.

As suculentas em geral apreciam e se desenvolvem melhor em pH mais alcalino, o húmus tem em torno de 6,5 a 7,5, melhor que o composto orgânico que tem 5,5.

Continua com: sugestão de suculentas para arranjos em vaso ou jardineira