Ervas aromáticas para chás ou condimentos são sempre bem-vindas – e tudo se torna ainda mais empolgante quando saem da sua própria hortinha caseira. A seguir você verá que mesmo quem mora em apartamento pode montar uma.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Como Cultivar Vasos de Ervas Aromáticas[/h2]
Para cultivar as mudas é necessária a exposição ao sol pelo menos algumas horas por dia, para o desenvolvimento dos elementos químicos responsáveis pelo odor e sabor que apreciamos.
Não é necessário ter um solo de canteiro: seu cultivo em vasos é possível, principalmente para ervas – misturadas ou somente um tipo por recipiente.
Isto possibilita o cultivo em sacadas, varandas e até próximo a janelas.
[h2 type=”2″ width=””]Como Escolher o Vaso Certo para suas Ervas[/h2]
A altura do vaso deverá ser proporcional à muda.
O manjericão, por exemplo, atinge boa altura, em torno de um metro; então o recipiente melhor é um vaso com 35 a 40 cm de altura, que dará não só uma boa quantidade de substrato mas também algum peso para evitar tombamentos.
Já a manjerona é rasteira, assumindo também a forma pendente. O melhor é plantar com outra aromática mais alta e deixá-la na borda.
Cultivos coletivos com variedade de ervas deverão ter a disposição da planta mais alta no meio com as restantes descendo até à borda, evitando sombreamentos.
[h2 type=”2″ width=””]Sugestão de Vaso com Diferentes Ervas Aromáticas[/h2]
Que tal um vaso de aromáticas que permitirá o uso das folhas e frutos para condimentar suas pizzas? Salsa, manjericão de folhas verdes e cor de vinho, sálvia, alecrim, pimenta e tomilho.
Aqui usamos dois recipientes: um vaso maior com 40 cm de largura e outro menor com 15 cm. Colocar pedras no fundo, uma camada fina de areia de construção e manta acrílica ou geomanta.
Em cima, usar uma mistura de composto orgânico, húmus de minhoca e areia na proporção de 3:1:1, não colocando até à borda, pois necessitará de espaço para os torrões das mudas.
Reservar um pouco da mistura para o vaso menor. Antes de iniciar o plantio, colocar o vaso menor, compactando o espaço destinado para ele no centro do vaso maior.
Iniciar o plantio pelas plantas no vaso maior, dispondo harmoniosamente ao redor. Acomodar as mudas, preenchendo com mais substrato e deixando pelo menos 1 cm de altura até à borda para não derramar as águas das regas.
Terminar plantando a muda de pimenta no vaso menor. Regar a seguir e deixar alguns dias à sombra; em seguida, levar para local onde receberão sol.
Para manutenção, regar regularmente, sem excessos. Testar o solo com os dedos: se estiver úmido, não regar. Para vasos grandes, usar base com rodízios para facilitar a limpeza do piso.
E pronto! Os temperos para suas pizzas e pãezinhos com ervas está disponível para uso.
Periodicamente terá de haver a reposição de mudas, já que a constante retirada de folhas acabará por esgotar a planta.