A febre dos aquários plantados vem na esteira da urban jungle, que trouxe cantinhos verdes para dentro de apartamentos. No entanto, como o nome diz, a ideia é montar um jardim de verdade dentro de aquários a partir de espécies aquáticas. Quer saber mais? Então vem com a gente e confira boas dicas para criar o seu.
[h2 type=”2″ width=””]Aquários Plantados: Por Que Aderir ao Aquapaisagismo[/h2]
O aquapaisagismo possui apelos próprios que diferem bastante do cuidado com plantas totalmente terrestres. O próprio ritual de montar um aquário vivo do zero é uma forma de arte.
Há quem fique totalmente satisfeito com isso, que já dá bastante trabalho! Mas também há os apaixonados por peixes que decidiram criar um ambiente totalmente orgânico para eles, aposentando as estruturas artificiais.
Aquários plantados podem ser de água doce ou salgada. Permitem diversas criações a partir de muitos elementos.
Uma das grandes delícias é estudar sobre cada um deles e saber como, ou se, pode combiná-los. Sobretudo se quiser incluir criaturas vivas: além dos peixes há os caramujos, espécies de camarões, ouriços, corais, estrelas do mar…
[h2 type=”2″ width=””]Aquapaisagismo em Aquários Simples[/h2]
Um aquário plantado simples, ou low tech, é mais básico. As plantas utilizadas são mais resistentes, facilitando bastante a manutenção.
Algumas espécies dispensam até mesmo substratos ou CO2. A iluminação pode ser mais fraca, sem muitos lumens, exigindo poucos equipamentos. O paisagismo depende da combinação das espécies vegetais escolhidas e como estão instaladas.
É o tipo ideal de tanque para quem está começando no ramo dos plantados, ou que não tem muito tempo para cuidar dele. O custo também é mais baixo.
[h2 type=”2″ width=””]Aquários Plantados High Tech[/h2]
Já o aquário plantado high tech é mais moderno e elaborado. É a opção ideal para os aquaristas mais experientes e apaixonados, mais dedicados aos cuidados. É um modelo que necessita de manutenção constante.
Por outro lado ele dá conta de espécies de plantas aquáticas mais exigentes e delicadas, que geralmente crescem rápido demais. O interior é maravilhoso, exuberante.
Os aparatos tecnológicos são mais numerosos e caros, mas ajudam a garantir a saúde dos eventuais animais que ali habitam.
[h2 type=”2″ width=””]Como Montar um Aquário Plantado Simples[/h2]
Se encantou com o aquapaisagismo? Então confira algumas dicas para começar a montar um o seu primeiro aquário plantado, nível iniciante. Você vai precisar de:
- aquário (de vidro ou de plástico) de 45cm a 50cm de comprimento
- água
- substrato industrializado
- plantas aquáticas
- peixinhos
- rochas, pedras, troncos[clear]
Comece espalhando o substrato no fundo do aquário. O industrializado é ideal para quem está começando pois já vem tratado, pronto para uso.
Em seguida encha o aquário com água. Alguns especialistas recomendam que, se for da torneira, ela fique em descanso à parte por 10 ou 15 dias. Só depois desse período pode ser despejada no aquário.
Como estamos falando de vegetais de verdade a iluminação é um fator bem importante. Afinal precisam fazer fotossíntese. A indicação padrão é 0,5 a 1 watt por litro de água, em uma temperatura de cor entre 5000K e 15000K.
Portanto as lâmpadas podem ser as fluorescentes tubulares, que são econômicas mas de baixa duração; lâmpadas fluorescentes compactas (não são indicadas para aquários com mais de 50 cm); ou HQI, que exigem um maior investimento. Estas também consomem muita energia e são mais indicadas para projetos realmente grandes.
Adicione pedras imponentes, de formatos atrativos. Galhos também estão valendo mas é possível que precise retirar e adicionar um novo de tempos em tempos, pois eles vão apodrecer.
Aliás a espinha dorsal do paisagismo subaquático está exatamente nesses dois elementos. Ao redor deles é que tudo vai se desenvolvendo.
Flora e Fauna para Aquários Plantados Simples
Entre as espécies de plantas aquáticas podemos citar as submersas, tais como a samambaia d´água, a rabo de raposa (não possui raízes, apenas fica enroscada em rochas e galhos), musgo de java (rasteira), anubia anã ou hygrophila de rio (de rápido crescimento).
Entre as de superfície aposte na lentilha d’água ou alface d’água.
E é claro que você sempre pode contar com a expertise de uma loja especializada para orientá-lo no seu projeto. Principalmente se quiser povoar seu tanque com fauna.
Afinal uma tartaruguinha tipo tigre d’água vai perseguir seus peixes! E também vai precisar de um lugar para descansar fora da água. Enfim, não dá para sair escolhendo espécies aleatoriamente.
Caramujos, caracóis e peixinhos sugadores tipo limpa-vidro ajudam muito no ecossitema que você criou, removendo algas indesejáveis e outros detritos.
Acessórios para o Tanque Nível Iniciante
Saiba ainda que, dependendo da luminosidade e das espécies de plantas e animais aquáticos que você combinou, existem acessórios que deverão ser adotados para manter esse ambiente sempre saudável.
Itens como bombas, difusores de CO2, filtros, skimmers (uma espécie de aspirador que ajuda na limpeza) costumam ser usados em aquários plantados high tech. Certifique-se de que o seu precisa de algum.
Difusores de CO2, por exemplo, são necessários somente em tanques com muitas plantas.