Alcachofra culinária mediterrânea: A alcachofra é um dos vegetais mais incríveis e fotogênicos. Imagens de alcachofras apareceram em muitas pinturas, escritores cantaram sobre elas em suas obras e, em geral, fazem pratos deliciosos, colecionam lindos buquês e deliciosos chás.
A alcachofra é um vegetal comestível que tem sido cultivado e consumido por séculos em muitas partes do mundo. Ela é originária da região mediterrânea e é um membro da família das Asteráceas, a mesma família das margaridas.
A planta é um alimento versátil, podendo ser consumida cozida, assada, grelhada ou até mesmo crua em saladas. Ela é conhecida por seu sabor levemente amargo e textura macia e suculenta.
Além disso, a alcachofra é rica em nutrientes e compostos benéficos à saúde, incluindo antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais. Por esses motivos é frequentemente considerada uma opção saudável e deliciosa para adicionar à dieta.
Qual é o sabor de uma alcachofra?
A alcachofra crua tem um sabor pronunciado de nozes jovens (maturação leitosa).
Alguns cozinheiro afirmam que as alcachofras cruas têm gosto de abobrinha, enquanto as cozidas e fritas lembram cogumelos. Uma alcachofra crua não tem odor pronunciado.
Os produtos que entram em contato com a alcachofra em diversos pratos adquirem um sabor adocicado, o motivo disso é a substância cinarina, que afeta as papilas gustativas.
Composição química e valor nutricional
As alcachofras frescas contêm uma grande quantidade de nutrientes, enquanto o teor calórico da inflorescência consumida é de apenas 47 kcal por 100 g de produto.
Se você ferver um vegetal, seu conteúdo calórico aumenta para 53 kcal. É por isso que a alcachofra crua é frequentemente introduzida na dieta para perda de peso.
A planta tem uma composição equilibrada – as inflorescências contêm muitos ácidos orgânicos raros (glicólico, glicérico, quínico, cafeico), sais minerais de potássio e ferro, manganês, fósforo, vitaminas B1, B2, B3, B9 e C, cinarina e inulina.
Substâncias particularmente valiosas:
- Luteolina – previne o câncer;
- Ácido cafeoilquínico – um antioxidante;
- A cinarina é um antioxidante e estimulante da produção de bílis;
- A inulina é um prebiótico natural.
Alcachofra culinária mediterrânea: Benefícios
Os médicos antigos usavam frutas frescas de alcachofra para tratar doenças do coração e do fígado, combater o reumatismo e o escorbuto e aliviar o edema. Mais tarde, a icterícia, a gota e a falta de apetite foram tratadas com a ajuda da planta.
Doenças que a medicina tradicional moderna trata com a ajuda de alcachofra:
- Eczema e psoríase;
- Aterosclerose;
- Urticária;
- Constipação;
- Colelitíase;
- Hidropisia.
Extratos de alcachofra são usados para desintoxicar o corpo. As decocções das folhas ajudam a ativar o sistema nervoso central, reduzem o colesterol no sangue, removem o ácido úrico das articulações.
Alcachofra culinária mediterrânea: Propriedades
- Protege o fígado de toxinas, ativa a restauração do corpo;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Elimina toxicose;
- Rejuvenesce o corpo;
- Regula a pressão arterial;
- Reduz os níveis de ácido úrico (gota);
- Remove toxinas;
- Limpa os rins, normaliza seu trabalho;
- Ativa o metabolismo;
- Melhora a circulação cerebral;
- Elimina o desconforto após comer demais;
- Reduz o conteúdo de ácido no estômago;
- Previne a calvície;
- Reduz o açúcar no sangue;
- Regula a circulação sanguínea na pelve, elimina a inflamação;
- Combate hepatite, diabetes, inflamação da vesícula biliar, obesidade e envenenamento.
O uso regular de alcachofra normaliza o funcionamento dos sistemas digestivo, nervoso, cardiovascular e endócrino. Devido a mudanças benéficas no corpo, a condição da pele, cabelo e unhas melhora.
Alcachofra regula a pressão arterial?
O extrato pode ajudar pessoas com pressão alta. Um estudo em 98 homens com pressão alta descobriu que tomar extrato de alcachofra todos os dias durante 12 semanas pode reduzir a pressão arterial diastólica e sistólica em uma média de 2,76 e 2,85 mmHg.
As alcachofras são uma boa fonte de potássio, que ajuda a regular a pressão arterial.
Alcachofra é bom para o fígado?
O extrato de folha de alcachofra pode proteger seu fígado contra danos e promover o crescimento de novos tecidos. Também aumenta a produção de bile, o que ajuda a remover toxinas nocivas do fígado.
Em um estudo, o extrato administrado a ratos resultou em menos danos ao fígado, níveis mais altos de antioxidantes e melhor função hepática após uma overdose induzida por drogas em comparação com ratos que não receberam extrato.
Os cientistas acreditam que certos antioxidantes encontrados nas alcachofras – cinarina e silimarina – são parcialmente responsáveis por esses benefícios.
Alcachofra culinária mediterrânea é bom para o intestino?
A síndrome do intestino irritável é uma doença que afeta o sistema digestivo e pode causar dor abdominal, cólicas, diarreia, inchaço, constipação e flatulência.
Em um estudo em pessoas com síndrome do intestino irritável, tomar extrato de folha de alcachofra diariamente por seis semanas ajudou a aliviar os sintomas.
Além disso, 96% dos participantes classificaram o extrato como eficaz, se não melhor, do que outros tratamentos como antidiarréicos e laxantes.
O extrato pode aliviar os sintomas de várias maneiras. Alguns compostos da planta têm propriedades antiespasmódicas. Isso significa que eles podem ajudar a interromper os espasmos musculares comuns, equilibrar as bactérias intestinais e reduzir a inflamação.
Alcachofra para diabetes e perda de peso
Alcachofras e extrato de folhas de alcachofra podem ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue.
Um estudo em 39 adultos com sobrepeso descobriu que tomar extrato de feijão e alcachofra diariamente por dois meses reduziu o açúcar no sangue em jejum em comparação com nenhum suplemento.
No entanto, não está claro quanto desse efeito foi devido ao próprio extrato de alcachofra.
Outro pequeno estudo mostrou que comer alcachofra cozida com uma refeição reduziu os níveis de açúcar no sangue e insulina 30 minutos depois de comer.
Alcachofra culinária mediterrânea combate o câncer?
Estudos em animais e em tubos de ensaio mostram que o extrato de alcachofra retarda o crescimento do câncer.
Certos antioxidantes, incluindo rutina, quercetina, silimarina e ácido gálico encontrados nas alcachofras, são considerados responsáveis por esses efeitos anticancerígenos.
Por exemplo, em estudos com animais e tubos de ensaio, descobriu-se que a silimarina ajuda a prevenir e tratar o câncer de pele. Apesar desses resultados promissores, não há estudos em humanos. Mais pesquisas são necessárias.
Aplicação em cosmetologia
Os cosméticos antienvelhecimento geralmente contêm extrato. Os flavonoides ligam e removem os radicais livres, além de fortalecer os vasos sanguíneos, aliviam a inflamação na pele.
Se você esfregar o suco dessa planta no couro cabeludo, o cabelo começa a crescer mais rápido, fica menos quebradiço.
Você sabia? Em 1949, na competição anual na cidade californiana de Castroville, Marilyn Monroe ganhou o título de “Rainha da Alcachofra”.
Como cozinhar alcachofra?
Cozinhar alcachofra pode parecer um pouco complicado, mas é muito simples e fácil de fazer! Aqui está uma maneira fácil de cozinhar alcachofra:
- Passo 1: Comece cortando a ponta superior da alcachofra com uma faca afiada. Em seguida, corte as pontas duras das folhas com uma tesoura de cozinha.
- Passo 2: Coloque-a em uma panela grande o suficiente para caber a alcachofra inteira e adicione água suficiente para cobri-la. Adicione um pouco de sal e esprema meio limão na água. Isso ajudará a manter a cor verde da alcachofra.
- Passo 3: Deixe a água ferver, depois reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe-a por cerca de 30 a 45 minutos, dependendo do tamanho. Para saber se a alcachofra está pronta, puxe uma folha externa e se ela se soltar facilmente, está pronta.
- Passo 4: Quando estiver cozida, retire-a da panela com cuidado e deixe-a escorrer de cabeça para baixo para remover o excesso de água.
- Passo 5: Sirva quente ou fria, com uma tigela de molho de manteiga derretida ou maionese, ou simplesmente com um pouco de azeite de oliva e suco de limão.E está pronto! Agora você sabe como cozinhar uma alcachofra deliciosa.
Você sabia? Os verdadeiros conhecedores do aroma picante e do sabor expressivo da planta são os franceses, italianos e gregos. Eles comem o receptáculo e a polpa das folhas.
Alcachofra culinária mediterrânea: O que vai bem com alcachofra?
A alcachofra é um vegetal versátil e pode ser combinado com muitos outros alimentos deliciosos. Aqui estão algumas sugestões de ingredientes que vão bem com alcachofras:
- Molhos: Molho de manteiga, molho holandês, molho de alho, molho de mostarda e mel, molho de queijo azul ou molho de queijo parmesão são ótimas opções para acompanhá-la.
- Frutos do mar: Camarão, vieiras e caranguejo combinam bem com alcachofras.
- Legumes: Batatas assadas, aspargos, espinafre, tomate e cogumelos são ótimos acompanhamentos para alcachofras.
- Queijos: Queijos cremosos, como queijo de cabra ou queijo brie, ou queijos mais fortes, como queijo azul ou queijo parmesão, combinam bem.
- Carnes: Frango grelhado, carne assada, cordeiro e carne de porco combinam também.
- Massas: Massas com molho de tomate, molho de pesto ou molho cremoso de queijo com alcachofras são deliciosas.
- Saladas: Alcachofras são uma adição deliciosa para saladas de folhas verdes ou saladas de macarrão.