Aguas cinzas e negras, como aproveitar na horta !

Original: http://www.fazfacil.com.br/jardim/aguas-cinzas-negras-na-horta/ Escrito por

Aguas cinzas e negras, para sua horta !

Re-utilização das águas não tratadas

A reciclagem de águas é uma prática usada e significa o uso de águas sem qualquer tipo de tratamento, vindo direto da captação para o uso em diversas situações.
Algumas delas: uso de água em parques, cemitérios, cinturões verdes, para efeitos paisagísticos apenas.

As águas não tratadas são usadas também na irrigação de plantas forrageiras para a alimentação do gado, na produção de grãos, como arroz,trigo e cevada, e na produção de plantas ornamentais.

A indústria usa muitas vezes estas águas não tratadas para resfriamento de caldeiras, captando direto de cursos d’água; para apagar incêndios, para descarga de vasos sanitários, lavagem de veículos, como frotas de ônibus e caminhões, lavagem de ruas.
Também para manter pântanos e áreas alagadas necessárias à vida selvagem de aves e outros animais em reservas.

A indústria de construções também usa água não tratada para o preparo de concreto e lavagem de veículos de transporte do mesmo.

Aguas cinzas e negras – Vantagens no re-uso das águas

Aguas cinzas e negras  rega-hortaHá várias vantagens no re-uso de águas.
Ela deve ser bem direcionada de forma a beneficiar também o meio ambiente do local, pois propicia controle de poluição, efluentes de diversos tipos, inclusive com a reciclagem de águas provenientes de esgotos, diminuindo assim seu impacto nas águas de cursos hídricos.

Também com o reúso de águas a demanda das águas subterrêneas de aquiferos tende a dimiuir, preservando assim água limpa para outros usos.
As regiões onde a água das chuvas é mais escassa ou sazonal são assim beneficiadas.

No entanto devemos ter em conta que o uso destas águas não tratadas tem diversas necessidades de gerenciamento com técnicas adequadas para diminuir o risco de contaminações.

Não abra mão da água potável para as hortas

Aguas cinzas e negras  rega-horta agua potavelNuma propriedade a água de consumo potável,é  fornecida pelas companhias de abastecimento do município.

A água potável tem várias qualidades, que a tornam apta para consumo humano nas diversas funções necessárias, como limpeza, preparo de alimentos, higiene pessoal, etc.
Não deve ter gosto ou odor e seu pH deve se neutro.
Também não deve ter impurezas ou organismos prejudiciais à saúde.

Para regar a horta devemos usar a mesma água usada para beber, já que águas contaminadas também tornarão o alimento impróprio para o consumo, colocando em risco a saúde de todos.

Sustentabilidade e o re-uso das águas servidas ou águas cinzas

agua cinzaAs águas servidas, também chamadas de águas cinza, são provenientes da lavagem de roupas, da pia da cozinha, do chuveiro e pias do banheiro.

No caso da pia da cozinha estas águas contêm resíduos orgânicos, sabões, óleos, gorduras, defensivos agrícolas, adubos químicos e orgânicos, poluição oriunda do transporte e manuseio e, no pior dos casos, patógenos perigosos à saúde como viroses e coliformes fecais

As águas do chuveiro, da pia e do tanque ou máquina de lavar contêm também óleos, sabões e coliformes fecais e podem afetar seriamente a saúde caso estas águas sejam usadas sem a devida filtragem e despoluição.

A contaminação das plantas e do solo será inevitável sem a devida limpeza.

As águas cinza podem, depois da purificação e filtragem serem usadas para plantas ornamentais, sem problema.

Águas cinzas: do reaproveitamento de pias e chuveiros

Aguas cinzas e negras piaA chamada água cinza são águas usadas provenientes de lavagem de roupas, pias de cozinha e chuveiros.

Têm contaminação de coliformes fecais (tanques e chuveiros) e poderão conter traços de veneno, adubos químicos e orgânicos oriundos da lavoura (pias de cozinha) e de sabões (pias, tanques e chuveiros).

Seu uso é possível desde que seja feito uma descontaminação e filtragem.

Não mais para uso humano, mas para lavar pátios, automóveis, paredes.

Agua cinza para a horta?

horta_aguaÉ controverso, pois águas da pia da cozinha contêm sal e óleos, que podem inibir o crescimento e até matar os vegetais e os microorganismos do solo responsáveis pela formação da matéria orgânica.

Com o tempo não haverá mais decomposição e o solo estará comprometido. Seu uso no solo poderá ir contaminando o mesmo até não se conseguir produzir mais nada.

Uma gota de óleo contamina quase 1000 litros de água e mesmo que o solo seja um bom filtro, haverá contaminação do lençol freático por percolação.

Águas negras: do reaproveitamento dos esgotos

Outras águas que estão sendo cogitadas são as águas negras, oriundas das descargas
de vasos sanitários, que contêm coliformes fecais e massa orgânica.

Exige grande quantidade de filtros e tratamentos para torná-la apta a servir para limpeza de
pisos, etc., mas nunca mais para consumo humano.

Como fazer um filtro das águas cinzas para uso no jardim

Aguas cinzas e negras tanque-filtro

Para utilizar a água cinza descartada para a rede de esgotos é preciso canalizar esta água para reservatórios sucessivos.
Estes devem ser providos de materiais que ajudem na filtragem e retenção dos elementos em suspensão a fim de serem re-utilizadas.

Em geral são usados de um a três tanques em sequência que estão conectados por tubos.

– 1º Tanque de filtragem de água:

O primeiro recebe a carga de água sem tratamento.

Preencher com diversos tipos de materiais, como brita cascalho, areia, terra, casca de arroz que servirão de filtro primário.

Poderá ter plantas perenes de diversos tipos que iniciarão o processo de limpeza da água e evitarão que odores circulem ao redor.
Suas folhas raízes filtram amônias e nitratos e abrigam milhares de bactérias responsáveis pela decomposição da matéria orgânica.

Entre este recipiente e o seguinte poderá haver uma caixa de passagem para limpeza periódica, com material filtrante, muito usado em laguinhos, tais como as esponjas de malha aberta e mais fechada, lã acrílica e carvão ativado.

tanque-agua-cinza– 2º Tanque de filtragem de água:

 

O segundo tanque é fechado e nele atuarão as bactérias anaeróbicas, isto é, os microorganismos que atuam sem a presença de oxigênio e fazem a decomposição de parte da matéria orgânica.

É conectado diretamente ao terceiro tanque.

– 3º Tanque de filtragem de água:

phytorestauracaoO terceiro tanque é uma espécie de laguinho, onde haverá plantas, areia e pedras.

Nele o oxigênio está presente e as plantas submersas e flutuantes, bem como as ancoradas fazem seu papel de limpeza e purificação.

Ao final deste tanque poderá haver um sumidouro com declive acentuado e solo permeável provido de grande quantidade de areia onde a água percolará no solo, deseaparecendo.

– 4º Tanque de filtragem de água:

Poderá, no entanto, haver ainda um quarto tanque, com entrada provida de filtro para evitar elementos particulados das raízes e folhas do laguinho.

agua-filtragemA água deste reservatório poderá receber pastilhas de cloro, destas usadas para piscinas e esta água acredita-se estar potável.

Sempre será conveniente sua análise, para ver se realmente tem esta característica, podendo então ser reutilizada em limpeza de pisos, fachadas, automóveis, etc..

Hortas orgânicas familiares são um bem precioso

horta_agua

 

O uso de águas da rede pública, fontes e águas de chuva é possível e viável a custos variáveis conforme o tipo.

Examinar bem o modo de utilizar e fazer de modo correto para não haver prejuízo à saúde dos seus nem ao meio ambiente.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: mpimentel001, r.f.m II