Se você também mergulhou nesse universo, equipamentos para aquapaisagismo são obrigatórios. Afinal, como manter seu aquário plantado em plena forma e saúde? Assim como ocorre com a jardinagem tradicional, na terra, aquela que é feita em ambiente subaquático também depende das ferramentas certas para triunfar. Conheça os principais acessórios agora mesmo.
Qual a importância dos equipamentos para aquapaisagismo?
Se você estiver fazendo um bom trabalho junto ao seu aquário plantado, com o tempo as plantas vão crescer e o seu tanque começará a adquirir um aspecto mais selvagem. Pode até ser apelativo mas a verdade é que pode se tornar bagunçado, sujo e até mesmo insalubre para os possíveis habitantes desse ambiente, como peixinhos e crustáceos.
Daí a importância dos equipamentos para aquapaisagismo. Com os acessórios certos você poderá aparar ramos, retirar sujeiras, remexer no substrato, alisar a areia e plantar novos vegetais sem estresse.
Essas ferramentas consistem em diferentes tipos de tesoura, pinças, espátulas e redes.
Por que adquirir ferramentas específicas para mexer no seu aquário plantado?
Em primeiro lugar as ferramentas especiais para aquapaisagismo são feitas de aço inox. Este material não enferruja em contato com a água, o que é fundamental aqui.
Além disso o design desses acessórios é bastante peculiar. Foi especialmente desenvolvido para faciliar o manejo de plantas submersas, que possuem um balanço particular e necessidades distintas. Sem contar que o movimento das mãos é mais limitado dentro de um tanque.
Além disso tesouras, alicates e outras ferramentas domésticas comuns podem liberar substâncias tóxicas que contaminam a água e coloca as formas de vida ali presentes em risco.
Como escolher equipamentos de aquapaisagismo?
O segredo aqui é escolher itens que sejam proporcionais ao tamanho do seu aquário. Você não vai querer produtos pequenos demais para um tanque grande, e vice versa. Pode ser estressante, quando o objetivo desse hobby é relaxar e curtir.
Em outras palavras, o que funciona para um recipiente de 200 litros não vai servir para um de 400. A altura do aquário, por exemplo, é especialmente importante na hora de decidir pelo tamanho do equipamento que você vai comprar.
Contato com a água do aquário
Uma dimensão de referência geral é o comprimento entre 25cm a 40cm. Embora você ainda vá molhar as mãos ao mexer em aquários mais profundos, instrumentos dentro desse parâmetro continuarão ajudando a evitar que plantas mais longas se enrosquem nos seus dedos.
A dica para minimizar o contato com a água é aparar as plantas aquáticas quando estiver no meio do processo de troca dela quando seu nível estiver mais baixo.
De todo modo sempre lave bem suas mãos e braços antes de começar sua sessão de cuidados com o aquário plantado. Ou utilizar luvas próprias para essa atividade.
- Leia também: Ferramentas para jardinagem: o guia completo
Equipamentos para aquapaisagismo
Tesoura reta longa
As tesouras de aquário ajudam a manter as plantas aparadas e arrumadas. Elas vem em algumas versões: você deve saber qual a mais indicada para o seu aquapaisagismo.
A tesoura reta longa é indicada para um aquário com grande densidade de vegetais. Elas realizam cortes precisos sem atingir as plantas ao redor. Também é ótima para aparar a parte superior de espécies longas, que estão chegando perto da superfície.
Tesoura curvada
Tesouras curvas devem ser usadas quando você deseja aparar plantas mais profundas, mais perto da areia ou substrato. Elas mergulham e cortam os indivíduos que você quer, também poupando os vegetais ao redor.
Tesoura ondulada
Esse formato curioso tem um propósito bem definido: aparar as espécies rasteiras que cobrem o fundo do aquário plantado. Dois bons exemplos são a Eleocharis acicularis e a Eleocharis parvula, que se assemelham a gramados altos.
Tesoura primavera
Própria para cortes detalhados em musgos e outras plantas aquáticas que crescem sobre troncos e rochas.
É uma tesoura capaz de cortes mais refinados, impossíveis com os demais modelos de tesouras de aquapaisagismo.
Espátula para aquário plantado
Espátulas servem para aplainar, alisar a areia e o substrato. Eles tendem a ficar desnivelados quando você realiza os cuidados com as plantas e os animais aquáticos, principalmente quando aspira pequenas sujeiras.
Elas também são úteis na hora de remover grãos de areia que pousam nas folhagens ou sobre troncos e rochas. A melhor forma de fazer isso é movimentando a espátula imediatamente sobre a superfície a ser limpa, sem tocar nela.
Pinça reta
Uma boa pinça para plantas aquáticas possui uma pegada firme, pontas internas onduladas para segurar bem e pontas que fecham com perfeição.
A pinça reta é o coringa da categoria. Elas cumprem a missão de fazer buraquinhos no substrato e colocar as raízes da planta lá dentro verticalmente – e sem incomodar a vizinhança.
Servem, ainda, para retirar exoesqueletos de camarões e lesmas.
Pinças curvadas
Plantas aquáticas que crescem em tufos, como a Echinodorus amazonicus, são melhor plantadas com pinças curvadas. Elas dão conta de levar essas espécies “arbustivas” até o ponto exato onde devem ser instaladas.
Pinças “pinsette”
São ideais para plantar uma alta densidade de plantas aquáticas no primeiro plano do aquário. Sem contar com os cantinhos estreitos e fendas nas rochas e troncos.
Suas pontas finíssimas são boas para manipular espécies mais frágeis de vegetais. Também ajudam a liberar bolsões de ar escondidos no substrato sem danificar raízes.
Raspador de algas
O controle de algas é uma parte normal da manutenção de qualquer aquário. Embora algas sejam naturais, componentes saudáveis do ecossistema aquático, podem se tornar insalubres se não forem cuidadas.
O raspador de algas serve para passar nas laterais internas do vidro do aquário. É como lavar as janelas da sua casa.
Rede para peixes
Sim, as redes manuais servem para remover e devolver peixinhos e outras espécies animais do aquário. Mas também livra o tanque dos restos de folhas aparadas que acabam sobrando na água.
Depois de usá-la, retire imediatamente o que foi aparado e deixe secar naturalmente, à sombra.
Manutenção dos equipamentos para aquapaisagismo
- Sempre seque os equipamentos de aquapaisagismo antes de guardar;
- Guarde tudo num local seco e seguro. As tesouras são afiadas e podem machucar os desavisados. Se puder mantenha tudo dentro de um estojo de lata ou tecido grosso. Deixe longe do alcance de crianças e animais;
- Quando notar que o corte não está mais tão perfeito leve as ferramentas para afiar. Prefira sempre um profissional: itens como tesouras curvas e onduladas possuem lâminas mais complexas.