Abobrinha (cucurbita pepo)

Escrito por

A abobrinha pode ser amplamente utilizada na cozinha italiana mas, mais provavelmente, é nativa da América do Sul. Veja a seguir como cultivar esse legume tão popular.

Nome botânico: Cucurbita pepo L.
Nome popular: abobrinha italiana, zuchini
Angiospermae – Família Cucurbitaceae
Origem provável: América do Sul

Descrição

Planta herbácea rasteira e estolonífera de cultivo para lavouras.

A variedade conhecida como abobrinha italiana tem os frutos longos, cilíndricos com a pele verde clara ou verde listrada de creme. As flores são amarelas de pétalas enrugadas semelhantes às de outras abóboras.

Não é tolerante a geadas, mas pode ser cultivada em todo o país.

Como Plantar a Abobrinha

abobrinha floresPara cultivo nas regiões Norte, Nordeste, Leste, Centro-Oeste seu cultivo estende-se por todo o ano. Já nos Estados do Sul e Sudeste com invernos mais frios o plantio é recomendado para depois da estação fria, mês de agosto até fevereiro do ano seguinte.

O local deve receber muito sol e o solo deve ser de preferência areno-argiloso com boa fertilidade.

Em áreas sujeitas a períodos de seca será conveniente a irrigação da cultura. Solos arenosos tendem a perder a umidade mais facilmente então as regas deverão ser bem conduzidas para evitar o enfraquecimento da muda o que levaria a uma menor produção.

O pH de cultivo ideal está na faixa de 6 a 6,5 e será conveniente a análise de solos para correção de acidez, quando o profissional fará a avaliação não só de calagem, mas também a adubação necessária.

Plantio da Abobrinha no Quintal Doméstico

Quando cultivamos no espaço do quintal será necessário prever um mínimo de 1,0 m2 por muda. O espaçamento entre mudas é de 1,0 x 0,70 m até 1,0 x 1,20 m.

Abrir covas com cerca de 30 cm de diâmetro, colocando em cada uma delas adubo animal de curral bem curtido, aproximadamente 100 a 200 gramas por cova e adubo granulado NPK 4-14-8 de 50 a 100 gramas por cova.

Cobrir e esperar até uns 10 dias para semear. Plantar a uma profundidade de dois cm cobrindo com terra peneirada. Regar abundantemente.

A emergência leva em torno de 4 a 8 dias conforme o calor da região.
Se todas as sementes germinarem, escolher as mudas mais vigorosas deixando apenas duas unidades por cova.

abobrinha espalmadeira

Planta da abobrinha crescendo em espalmadeira

A abobrinha é uma planta de grande desenvolvimento de ramos e que pode ser então cultivada sobre a terra, mas também em espaldeira.
Ou seja, através de um suporte de pergolado na vertical.

Construir uma cerca de moirões e tela para melhor conduzir as mudas. Possibilita também o cultivo em vaso, desde que este tenha uma profundidade em torno de 60 cm. Para espaço mais reduzido confeccionar uma pequena escada de sarrafos ou bambu.

A retirada de flores também é praticada, visando melhor desenvolvimento dos frutos. Podem ser retirados cerca de uns 20% de flores de uma muda. Estas podem ser utilizadas em receitas salgadas.

A adubação em cobertura para maior produção poderá ser feita quando a muda iniciar a floração. Usar adubo granulado NPK formulação 4-14-8 cerca de 100 gramas por cova, incorporando ao solo ao redor da muda, regando a seguir. A colheita poderá ser iniciada com 40 dias após o plantio.

Uso Culinário

A abobrinha é de fácil digestão, rica em vitaminas e com poucas calorias podendo entrar em diversas receitas deliciosas, tais como flores recheadas com carne moída ou fritas à milanesa.

Lembrar também que as flores de todas as espécies e variedades de abóboras são também comestíveis.