Faça networking no Facebook, Twitter e Google Plus

É importante saber usar bem das principais redes sociais para fazer o que chama de “networking”, ou seja, uma rede de contatos.

FacebookTwitter e a recente rede social Google Plus também podem ser muito bem aproveitados.
Um perfil bem construído, repleto de postagens sérias e relacionadas com a área de interesse onde deseja atuar, irá o recrutador a ter uma boa impressão sobre você.

Nada melhor do que publicar postagens interessantes sobre sua profissão, divulgando seu conhecimento e demonstrando paixão pela área em que atua.
Uma única postagem diária, que realmente agregue valor, é suficiente.

Aproveite para apagar qualquer postagem polêmica ou que possa repercutir negativamente.

Alguns cuidados são necessários com relação às redes sociais.


Observe ainda que uma grande quantidade de postagens ao longo do dia indica para o recrutador que você, depois de empregado, poderia passar todo expediente no Facebook.
Obviamente não é a impressão que queremos transmitir.

Se você não consegue resistir em contar da vida pessoal, use os recursos de privacidade do Facebook para ter certeza que suas postagens ficarão restritas a um grupo específico de pessoas.

Veja o exemplo abaixo:

facebook posts inconvenientes

Quando for publicar, escolha antes para qual grupo deseja enviar a postagem.

Divulgue seu curriculum direto com as empresas

networking - cultivando contatosAs melhores companhias para trabalhar, em geral, mantém seus próprios bancos de currículos e, diga-se de passagem, não lhes faltam candidatos.
Pesquise no site de companhias nas quais gostaria de trabalhar.

Cada empresa possui seu próprio sistema, de forma que cabe a você visitar o site e procurar pelo link, que pode ser algo como o “trabalhe conosco” da Coca Cola, ou ainda:
– Oportunidades no Grupo Pão de Açucar
– Carreiras no Grupo EBX de Eike Batista
– Trabalhe no Habib’s
– Trabalhe no Grupo Embratel
– Grupo Telefônica: telefonia móvel, fixa, e provedor de Internet.

Networking é isto – cultive os contatos

Tradicionalmente o Brasil é um país onde, de forma genérica, uma indicação vale mais do que as qualificações do candidato.
Desta forma, aproveite-se desta peculiaridade e faça contatos.

Busque falar com antigos colegas de trabalho que podem lhe indicar nas empresas onde trabalham atualmente, fale com antigos chefes e deixe todos saberem que você está procurando uma vaga.

Envie seu currículo via e-mail e ligue uma vez por semana para não deixar que lhe esqueçam, tendo o cuidado de não ser chato.

Não esqueça do óbvio
Ainda que seja óbvio, vale a pena lembrar de manter seus meios de contato sempre atualizados e acessíveis.
De nada adianta informar um e-mail que você nunca lê, ou ainda um telefone que fica desligado ou apresenta problemas de conectividade.

Fundador do blog Planeta Tecnologia, é empreendedor focado em produtos para Web. Atuando como blogger profissional, desenvolvedor e administrador de soluções para Internet, especialmente Cloud Computing, acredita que a ampla disseminação do conhecimento pode fazer do nosso país um lugar melhor para se viver.