A sala de jantar é um dos cômodos onde a família se reúne para fazer as refeições – e onde vínculos são construídos. Há séculos usamos esse ambiente para tornar esses momentos ainda mais especiais e íntimos, dividindo uma boa refeição na companhia de pessoas especiais. Selecionamos as principais dicas para você torná-la ainda mais acolhedora.
Como escolher a mesa para sua sala de jantar decorada?
A mesa é a grande protagonista desse cômodo, por isso é comum temer acabar adquirindo esse móvel de forma desproporcional prejudicando a estética do ambiente, ou pior, comprometendo o espaço e a circulação do lugar.
Como não há uma padronização de como deve ser as medidas de uma sala de jantar, o certo, antes de escolher uma mesa é saber as medidas desse cômodo.
Com a diversidade de tamanhos desses móveis, com as medidas, você evita cometer um erro ao comprar uma mesa muito pequena, ou muito grande para o espaço.
Para não comprometer a circulação no ambiente, você tem que respeitar um limite de 90 cm entre o móvel e outros elementos decorativos, ou da parede.
Modelos de mesas para sala de jantar
Antes de escolher a mesa, é importante decidir quantas pessoas esse móvel deve servir. Existem modelos no mercado que acomodam a partir de 2 até 8 pessoas, essas são as mais comuns.
Mas também é possível encontrar modelos que permitem uma personalização de lugares disponíveis, acomodando uma quantidade bem maior de pessoas.
Com a definição de quantas pessoas o móvel deve acomodar, fica mais fácil escolher o modelo que melhor combinar com o seu espaço.
Mesa redonda
São diversos modelos de mesas, desde os formatos mais distintos, aos móveis com materiais diferentes.
Para quem procura otimizar o espaço, a mesa redonda é uma ótima escolha, já que ela ocupa menos espaço.
Essa mesa pode ser encontrada em materiais de vidros, metais, madeira e até modelos de plástico.
Mesa quadrada
A mesa quadrada é menos comum do que a redonda ou a retangular, mas é um modelo que está entrando forte na decoração desse ambiente.
Assim como a mesa redonda, essa mesa possui uma opção para quem possui pouco espaço, dando uma maior disponibilidade de assentos sem comprometer tanto o espaço.
Mesa retangular
Já as mesas retangulares são as mais clássicas, elas possuem uma maior capacidade de acomodar mais pessoas, porém, é um modelo que necessita de um cômodo maior em comparação aos outros modelos.
Os modelos de mesas também diferem em seus estilos, conversando com o design de interior escolhido para esse cômodo. Alguns modelos que se destacam são:
- Mesa rústica: seguindo a tendência de decoração onde elementos como madeira, couro e cores neutras, a mesa rústica tem como principal característica seu material em madeira, com um acabamento bruto.
- Mesa industrial: esse é um estilo mais despojado e jovial, onde a mesa usa elementos como a madeira envernizada em linha reta com os detalhes em metal.
- Mesa retrô: A mesa retrô é uma ótima escolha para quem quer deixar o ambiente com aspectos e referências de outras épocas.
- Mesa minimalista: com um design simples e cores neutras, a mesa minimalista segue o conceito de pouco é mais. Esse tipo de estilo de mesa procura uma maior vida útil ao móvel e sua usabilidade.
Escolhendo as cadeiras para a mesa de jantar
Antes era bem comum comprar a mesa em conjunto com as cadeiras. Essa forma ainda continua sendo a mais popular, porém, já é possível comprar essas peças separadas da mesa, dando uma maior personalização e liberdade na montagem do ambiente.
São diversas formas de montar o conjunto de cadeiras, que deve seguir a necessidade de cada um e não deve-se esquecer de conversar com o estilo e o design do cômodo.
As cadeiras com estofado são uma das queridinhas por seu estilo sofisticado. Elas podem ser encontradas em diversas cores e estilos.
Os bancos também estão ganhando espaço na composição da mesa, elas podem servir como um apoio em uma mesa encostada na parede ou até usada sem acompanhamento de outras cadeiras.
Outra forma de montar o conjunto de cadeiras é usando modelos distintos. Não há necessidade das cadeiras seguirem o mesmo modelo da mesa e elas também podem ser distintas entre si.
Iluminação para a sala de jantar decorada
Não pode faltar uma boa iluminação para deixar esse ambiente mais sofisticado e aconchegante.
Uma forma de usar a iluminação na sala de jantar é com o uso de lustres ou pendentes, dando um visual clássico nesse cômodo.
Você pode usar diferentes modelos, mas prefira seguir o estilo de design escolhido na decoração de sua sala de jantar.
Outro detalhe é que na montagem da luminária é preciso respeitar uma altura entre 70 a 90 cm de altura em relação à mesa.
Sala de jantar decorada: elementos
Para finalizar a sala de jantar, use elementos decorativos que conversem com a proposta escolhida para o cômodo.
Espelhos são itens que podem criar uma maior profundidade para o ambiente, uma escolha para cômodos menores.
O arranjo com flores dá toda uma diferença na decoração, elas podem ser de flores naturais, mas as artificiais também são uma ótima escolha pois possuem um preço mais baixo e uma maior vida útil.
Um outro elemento que pode ser incluído na decoração da sala de jantar é o tapete, criando um ambiente bem aconchegante para esse cômodo.
Os quadros também são opções para quem quer deixar as paredes mais personalizadas e com detalhes.
O jogo de jantar é outro detalhe que faz toda diferença na decoração da sala. Invista em um belo conjunto e procure um que converse com o estilo montado no cômodo.
E não esqueça de usar um belo conjunto de mesa posta para deixar a sua sala de jantar especial e pronta para receber seus familiares e amigos.
Estilos da sala de jantar decorada
Art Déco
O estilo Art Deco é muito próximo do retrô. Ele envia séculos de volta. No entanto, hoje o interior art déco parece ter repensado o estilo ornamentado e trazido um toque moderno.
Aqui, as inserções de um pouco de móveis pomposos são apropriadas – encostos venezianos de cadeiras, estofamento de “veludo”, padrões em forma de referências ao início do século XX.
O esquema de cores é calmo, próximo às cores naturais. Apesar de algum luxo, o interior pode tornar-se arejado e confortável, criando simultaneamente o aconchego de um “antigo café”.
Alta tecnologia
Como que em contraste com o estilo anterior, destaca-se o estilo jovem, um pouco “cósmico” de alta tecnologia.
Caracteriza-se por linhas arquitetônicas contidas, geometria estrita.
A alta tecnologia é uma ótima opção para escolher tanto móveis (é simples e funcional) quanto cores. É possível decorar com qualquer tom, mas em uma sala não deve haver mais de quatro deles.
Recentemente, no estilo de alta tecnologia, uma gama monocromática de duas cores contrastantes é especialmente relevante. E as sombras são criadas pela iluminação ou pelo jogo de luz.
Clássico
O clássico de hoje não é a pompa de molduras de estuque e interiores caros. Pelo contrário, é um esquema de cores revisado e muito mais democrático.
Móveis, têxteis e acessórios devem ficar brilhantes. Ao mesmo tempo, os móveis devem ser familiares e confortáveis: cadeiras de madeira com encosto alto, poltronas, mesas de geometria uniforme.
Os vasos de flores nos peitoris das janelas ficam ótimos, reproduções de pinturas famosas nas paredes também.
Minimalismo
O minimalismo é um estilo de design originário do Japão. O minimalismo tornou-se incrivelmente popular devido à sua simplicidade. No contexto de tal decoração, qualquer detalhe fica bem.
O esquema de cores neste design consiste necessariamente em duas cores de fundo – um tom claro e um escuro.
Loft
Loft é um estilo jovem e moderno que conseguiu se tornar uma tendência em muitos interiores.
O loft é popular principalmente pela calma e grosseria deliberada, que combina bem com a suavidade dos acentos.
Móveis podem ser de qualquer forma, mas não chamativos. Este estilo é para todos.
Acabamento e cor da sala de jantar decorada
A sala de jantar é considerada uma área de estar, portanto, não há restrições na escolha de materiais para o design. Exceto quando é uma cozinha pequena e a área é bem próxima.
O acabamento depende do estilo escolhido e do esquema de cores.
Em uma sala separada, as paredes em um tom parecem espetaculares e os acentos podem ser feitos com decoração e móveis. Na maioria das vezes, a mesa fica no meio, o que já se destaca.
Para zonear as salas combinadas, use diferentes texturas e cores. A área de jantar pode ser distinguida por papel de parede, tijolo decorativo, gesso ou ripa.
Mobília da sala de jantar decorada
Claro, os principais objetos da sala de jantar são a mesa de jantar e as cadeiras.
Dos materiais, a madeira é um clássico. Estilos modernos usam vidro e plástico. Para designs luxuosos, também estão disponíveis bancadas de pedra.
Cadeiras para o interior da sala de jantar não são apenas móveis funcionais, mas também decoração.
Se os metros quadrados permitirem, você pode escolher cadeiras maciças, com braços ou semi-cadeiras. Pufes dão exclusividade ao design.
Em uma sala modesta, as cadeiras devem ser leves e compactas. Para uma cozinha pequena, você pode colocar um conjunto de jantar de canto.
Dicas para escolher o tamanho da mesa de jantar
O tamanho certo da mesa de jantar não apenas traz conveniência, mas também se encaixa harmoniosamente no interior.
Em primeiro lugar, você precisa determinar para quantas pessoas a área de jantar.
Cadeiras extras podem ser colocadas ao redor da sala. Para uma família grande, escolha uma mesa grande o suficiente para que todos tenham espaço suficiente.
Mas para salas combinadas, você precisa levar em conta as proporções. Uma mesa enorme pode estragar o interior e se tornar um lugar para guardar coisas desnecessárias.
Fórmula de cálculo
De acordo com as leis de ergonomia e etiqueta, cada pessoa à mesa deve ter 60×35 cm, o que permite colocar um prato, talheres nas laterais e as taças de vinho necessárias.
Aproximadamente 20 cm devem ser deixados no centro da mesa para pratos.
Tamanho da mesa por número de pessoas:
Número de pessoas | Tamanho da mesa quadrada, cm | Diâmetro da mesa redonda, cm |
4 | 90*90 | 110 |
6 | 150*90 | 130 |
8 | 200*110 | 150 |
10 | 260*110 | 170 |
12 | 320*110 |
Ao tamanho indicado, adicione 75 cm em todos os lados da borda da mesa até a parede ou outro móvel. Essa distância é necessária para que seja confortável mover a cadeira e se levantar.