A entrada moderna da casa é o seu cartão de visita. Mesmo que seus móveis e seu estilo sejam muitas vezes subestimados, se você pensar bem, é a primeira coisa que seus convidados veemquando chegam e, portanto, seu cartão de apresentação.
É uma área muito importante porque pode ser usada para dar uma primeira ideia do estilo da sua casa e, ao mesmo tempo, pode se tornar um cômodo útil e prático.
Quer dar uma cara nova à entrada da casa e não sabe como fazer isso?
Se você está sem ideias sobre como mobiliar sua entrada em estilo moderno, nós o ajudaremos!
Mobiliar uma entrada moderna: os princípios básicos
Simplicidade, ordem, harmonia: estes são os pilares do estilo de mobiliário moderno e estes princípios naturalmente também se aplicam à escolha de móveis e decorações para a entrada da casa.
A abordagem mínima é a que garante os melhores resultados, sublinhando as características arquitetônicas da casa e criando aquele efeito de leveza e amplitude dos quartos ao design de interiores contemporâneo.
1. Adicione um toque artístico
Se você tiver a sorte de ter uma grande entrada à sua disposição, terá muitas opções de soluções de decoração modernas e impactantes.
Para dar aquele toque extra a este espaço da casa e comunicar imediatamente algo da sua personalidade, no entanto, torna-se essencial introduzir alguma nota artística refinada.
Se você tem paixão por pinturas e obras de arte, use a entrada moderna como um pequeno espaço de exposição. Pode ser um único quadro importante, grande ou uma mistura de pequenos quadrados.
Escolha fotos, desenhos ou imagens que tenham um forte impacto estético e lembre-se de aprimorá-los graças à iluminação certa.
Uma grande entrada pode implicar uma grande parede, perfeita para exibir um trabalho singular e caprichoso, como uma das incríveis pinturas.
O resultado final é o de pinturas simplesmente únicas, onde as cores parecem fundir-se num todo harmonioso e envolvente, que não deixa de suscitar curiosidade e admiração.
O elemento extra, perfeito para acrescentar mais uma nota discreta de requinte estético e design contemporâneo, pode assim ser representado por um grande vaso de interior feito à mão.
2. Usar tons calmos para os amantes da ordem e tranquilidade
Se adicionar um elemento dissonante ao mobiliário de uma entrada moderna pode ajudar a torná-la mais viva e pessoal, é preciso dizer que respeitar o equilíbrio desta sala com um objeto de arte com tema sóbrio e tons garante um efeito final delicado e harmonioso.
Esses tons, quando usados combinam com almas equilibradas satisfeitas com a simplicidade das pequenas coisas.
- Veja também: Feng Shui 2022: dicas exclusivas para decorar no ano do Tigre de Água
3. Crie uma entrada funcional
Para famílias grandes ou para quem mora em apartamento pequeno, a entrada da casa deve oferecer tudo o que você precisa.
Uma ideia genial para aliar praticidade e estilo pode ser um pouf. Em combinação, não pode faltar um móvel de entrada para inserir casacos, guarda-chuvas e tudo o que deve permanecer invisível aos olhos.
4. Crie uma entrada geométrica moderna
Modernas e super chiques, as geometrias decoram lindamente as menores áreas da casa, assim como a entrada.
Você pode brincar com as formas das prateleiras ou de uma pequena estante ou diretamente com os padrões. Alternativamente, escolha papel de parede em padrão geométrico para cobrir a parede na entrada.
Use espelhos para ampliar o ambiente
Você tem apenas alguns metros quadrados disponíveis? Não tem problema, temos a solução perfeita para deixar sua entrada moderna e muito mais arejada!
Basta usar um par de espelhos grandes, dispostos em paredes opostas, para enganar o olhar e ampliar o campo de visão.
- Veja também: 10 tendências para decoração em 2022
Entrada em estilo moderno: que erros evitar?
Uma entrada com um estilo de decoração descuidado ou caracterizada por escolhas inadequadas não é apenas um mau cartão de visita, mas também a pior maneira de aproveitar este importante cômodo da casa, que nasce como um elo entre o mundo exterior e a intimidade doméstica.
Abaixo está uma lista dos erros mais comuns a serem evitados na hora de escolher móveis para uma entrada moderna:
- Sobrecarregar os espaços: Na escolha dos móveis e objetos de decoração, lembre-se de que o estilo contemporâneo exige medida e equilíbrio. Assim, espaços invadidos por móveis, ornamentos, pinturas, luminárias e estofados devem ser absolutamente evitados, em prol de uma abordagem em que o vazio não é necessariamente preenchido, mas exaltado.
- Exagerar com contrastes de cores: O mobiliário moderno, como mencionado, prefere paletas neutras e cores frias, optando por escolhas tom sobre tom, tanto para pisos e revestimentos de parede, quanto para os elementos e decorações do mobiliário. Portanto, evite combinações muito arriscadas e móveis de cores em contraste gritante, exceto objetos de arte como pinturas ou esculturas que, ao contrário, podem adicionar um toque agradável de inspiração e aconchego ao ambiente sem alternar seu equilíbrio.
- Sacrificar a praticidade em nome do desempenho estético: Os espaços da casa são criados para serem vividos, para acolher e simplificar as ações que caracterizam a vida cotidiana. A entrada, como zona de trânsito entre o interior e o exterior (e vice-versa), necessita de oferecer superfícies de apoio, talvez um canto de guarda-roupa com cabide ou soluções de economia de espaço equivalentes; não caia na tentação de montar uma área de entrada “semelhante a uma galeria de arte”, mas escolha alguns elementos decorativos de real valor, priorizando a habitabilidade da casa.