As fotos podem contar uma emoção, uma alegria, um momento mágico ou até uma vida inteira. Então, por que não embelezar nossas paredes com as fotos mais bonitas e significativas da nossa vida? Hoje queremos oferecer-lhe uma solução simples mas muito elegante para dar personalidade aos seus espaços: uso de fotos na decoração.
Dicas de como pendurar fotos
O primeiro conselho é avaliar e destacar o seu estilo, seja ele moderno, clássico, chique, rústico, vintage, etc.
1. Crie uma composição geométrica
Uma das soluções mais adotadas é a criação de uma composição de pinturas que se desenvolve em torno de uma linha imaginária, vertical ou horizontal.
Para não errar nas medidas, antes de cravar os pregos nas paredes, aconselhamos a criar as formas dos quadros com papel; use-os para reproduzir a composição colando-os com fita adesiva. Depois de encontrar o layout ideal, você pode passar para o martelo e os pregos!
- Alinhamento inferior: Consiste simplesmente em alinhar as molduras (mesmo de diferentes tamanhos e formas) todas acima de uma única linha horizontal imaginária na parte inferior.
- Alinhamento superior: Rápido e fácil de compor, este padrão é adequado para todos os espaços, mesmo as paredes e cantos mais cheios.
Ele planeja alinhar as molduras, selecionadas com base no gosto de cada um, de acordo com uma linha horizontal imaginária na parte superior.
2. Use a foto maior no meio, as outras ao redor
É um esquema clássico, que atribui a posição central a um ou mais quadros de maiores dimensões. O resultado será um todo equilibrado e harmonioso.
3. Use as fotos do chão ao teto
Na composição de pinturas, fotos e cartazes murais, as variáveis a serem consideradas incluem a quantidade de parede a ser ocupada.
E se, por outro lado, não houvesse limites?
De forma um pouco provocativa, pode-se pensar em fornecer quadros mesmo a partir de uma distância reduzida do chão. Para um efeito verdadeiramente imersivo.
- Veja mais: Regras para criar uma galeria na parede + fotos
4. Como pendurar fotos: use molduras adequadas
Dependendo do estilo escolhido, dado ao ambiente, é necessário escolher quadros e molduras adequados.
Normalmente para quem quer seguir um estilo moderno recomendamos o uso de molduras basicamente lisas, simples com geometrias quadradas ou retangulares que lembram o rigor das linhas do design atual, mas também contemporâneo
Por outro lado, quem gosta de estilo vintage ou estilo industrial, deve optar por molduras de madeira restauradas ou com pintura típica provençal, mas também molduras de ferro antigas que lembram as cores do passado.
Por outro lado, quem quiser dar uma impressão clássica deve optar por molduras trabalhadas e acabadas com ouro, latão, cobre etc.
5. Como pendurar fotos: encontre o ponto central
O ponto central deve estar ao nível dos olhos. Ao pendurar um conjunto de quadros ou obras de arte, a peça central (a que tem maior peso emocional) deve ser pendurada na altura dos olhos de uma pessoa de estatura média.
Em seguida, as outras peças podem ser agrupadas em torno desta peça central.
6. Use imagens que tenham algo em comum
Acrescenta um aspecto muito interessante se houver um elemento presente em todas as imagens desse grupo.
Pode ser a cor da moldura, ou que as imagens sejam todas em preto e branco, ou que as imagens sejam sempre da mesma pessoa, ou que todas as imagens sejam retratos de crianças, paisagens ou outras.
7. Crie uma única imagem dividindo-a em várias outras imagens
Experimente dividir uma foto em 4 quadrados e fazer 4 estampas diferentes para que pendurá-las na ordem certa na parede dê a ideia de uma única imagem grande e inteira.
Claro que isso pode ser feito com qualquer imagem dividida em um número ilimitado de peças, hipoteticamente você também poderia preencher toda a parede com uma única foto.
Isso pode ser feito manualmente usando um programa gráfico ou peça para dividir a imagem em várias partes antes de imprimi-la.
8. Como pendurar fotos: encontre o lugar certo
O tamanho da imagem ou a composição da imagem determina o posicionamento. Enquanto as composições de imagens grandes exigem mais espaço, as imagens pequenas também funcionam em salas menores.
Em seu planejamento, inclua também os móveis que cercam sua composição. Você cria uma imagem geral harmoniosa se suas fotos tiverem de dois terços a três quartos da largura do móvel sobre o qual estão penduradas.
- Veja também: Decoração: significado das cores no feng shui + fotos
Ideias originais para decorar as paredes da casa
Ao tentar decorar um espaço em interiores pequenos, fica-se com a sensação de que as opções são limitadas, ignorando a enorme quantidade de soluções que podem ser consideradas.
Aqui estão nossas dicas para decorar paredes em casa.
Com plantas
Uma maneira original de decorar uma parede é com plantas. Assim, pode-se escolher uma única planta trepadeira cujos galhos são tecidos em uma estrutura de parede. Desta forma, as próprias folhas serão as delicadas protagonistas da cena.
Com papéis de parede diferentes
Para os criativos mais ousados existem papéis de parede divertidos, como uma porta desenhada na parede que convida a descobrir uma parte da casa que não existe, mas deve ser imaginada.
Uma escrita na parede é a outra solução para chamar a atenção.
Com espelhos
Escolha uma paleta escura para aplicar molduras douradas de diferentes formas e tamanhos, e seu ambiente se tornará o espaço mais ‘instagramizado’ da casa em um piscar de olhos.