Rígidas Especificações do Material

O vidro deve ser preferencialmente separado por cor para evitar alterações de padrão visual do produto final e agregar valor.

Frascos de remédios só podem ser reciclados se coletados separadamente e estiverem descontaminados.

Compostagem
O vidro não é biodegradável e precisa ser separado por processos manuais.

Incineração
O material não é combustível e se funde a 1.500 graus, transformando-se em cinzas.
Seu efeito abrasivo pode causar problemas aos fornos e equipamentos de transporte.

Aterro
As embalagens de vidro não são biodegradáveis.

Que vidros podem ser reciclados?

Separe para reciclagem, retirando antes o excesso de sujeira:

reciclável :
garrafas de bebida, frascos em geral, potes de produtos alimentícios, copos

não reciclável :
espelhos, cristais, vidros de janelas, vidros de automóveis, lâmpadas, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV e de computadores.

A qualidade do caco de vidro

A qualidade do caco de vidro é muito importante para a industria, pois ao contrário disto o caco com impurezas e contaminado pode danificar equipamentos (principalmente fornos) de produção e acabam produzindo embalagens com defeitos.

Para isso não acorrer é necessário que as embalagens passem pelo beneficiamento, ou seja, as tampas e rótulos precisam ser retirados e as embalagens precisam passar por um processo de lavagem para ser removido o resíduo.

O ciclo da reciclagem

reciclagem do vidro - particulas de vidro

Voltando às Origens:

Nos sistemas de reciclagem mais completos, o vidro bruto estocado em tambores é submetido a um eletroímã para separação dos metais contaminantes.

O material é lavado em tanque com água, que após o processo precisa ser tratada e recuperada para evitar desperdício e contaminação de cursos d’água.

Depois, o material passa por uma esteira ou mesa destinada à catação de impurezas, como restos de metais, pedras, plásticos e vidros indesejáveis que não tenham sido retidos.

Um triturador com motor de 2 HP transforma as embalagens em cacos de tamanho homogêneo que são encaminhados para uma peneira vibratória.

Outra esteira leva o material para um segundo eletroímã, que separa metais ainda existentes nos cacos.
O vidro é armazenado em silo ou tambores para abastecimento da vidraria, que usa o material na composição de novas embalagens.