O vidro e suas caracteristicas!

Escrito por

Vidro ou Cristal ? (Definição)

Na verdade, são nomenclaturas utilizadas para diferenciar a mesma matéria-prima nos processos de fabricação e produtos finais distintos.

Vidro

Produzido por sistema de laminação de cilindros.
Portanto, sujeito à distorção de imagem por falta de paralelismo entre as superfícies em função do próprio processo, encontrando-se atualmente em fase de extinção substituído hoje, pelo processo float glass, com produto incomparavelmente superior.

Float Glass (Cristal)

Obtido através do deslizamento do material em fusão, sobre uma camada de estanho líquido, com temperatura e atmosfera controladas, produzindo lâminas de vidro com superfícies perfeitamente paralelas sem distorções de imagem com excelente qualidade ótica.

Esse é o processo predominantemente utilizado hoje pelos fabricantes mundiais.

Vidro Impresso ou Fantasia

Obtidos através de escoamento e contínua laminação e mais precisamente: os vidros impressos e ornamentais e os vidros aramados.
O vidro impresso é um vidro translúcido que recebe em uma ou ambas as faces, a impressão de um desenho ou motivos ornamentais (padrão ou estampa).

É um produto muito versátil, podendo ser utilizado monolítico, temperado, curvado, espelhado e laminado.
Conforme o desenho que lhes é impresso, os vidros fantasia são subdivididos em dois grandes grupos: estampados e ornamentais.

Vidro U-glas

É um vidro perfilado autoportante com formato em U.
A seção resistente de suas barras é a sua principal prerrogativa.
Vinculadas ás estruturas perimetrais, elas permitem envidraçar amplos vãos.

O U-glas é também denominado vidro estrutural.
A rigidez do U-glas permite o assentamento vertical em parede simples ou dupla, interna ou externamente.
A capacidade de estanqueidade é assegurada pelo uso de másquites plásticos.

Vidro Aramado

O vidro aramado é um vidro impresso translúcido incolor, no qual é incorporada uma rede metálica de malha quadrada, com 12,5mm de lado.

Esta tela metálica oferece maior resistência a perfuração e proteção, pois em caso de quebra, os cacos ficam presos na tela diminuindo o risco de ferimentos.

Vidro Antélio

É um cristal reflexivo que se inclui na categoria dos vidros de controle solar.
Enquanto cristal reflexivo, o Antélio cumpre três funções básicas: melhor controle de insolação, maior conforto visual e efeito estético requintado

Vidros de Segurança

O vidro é chamado de segurança quando sua tecnologia de fabricação ou sua montagem permite reduzir a probabilidade dos acidentes por choques, por deformação ou por incêndio.

Vidro Temperado
Vidros temperados são vidros que são submetidos a um processo de aquecimento e resfriamento rápido tornando-o bem mais resistente à quebra por impacto.
Possui como vantagens: a resistência à quebra, cinco vezes maior que o vidro comum