a massa para stucco (estuco)

« anterior - próxima »

 

Massa para Stucco

 

Massa para Stucco

 

 

O stucco

De maneira geral, a técnica de STUCCO é aplicada em objetos ou áreas planas, como tetos e paredes, podendo, também, ser aplicada em portas e esquadrias de janelas, etc.
Esta técnica poderá ser usada com massa feita com gesso, areia ou cola, dependendo do tipo de acabamento que você queira dar à peça.

As massas feitas com areia dão acabamentos com texturas mais rústicas, de um efeito bastante interessante.
Já aquelas feitas com gêsso, secam mais rapidamente, e dão acabamento mais fino, como as usadas com cola.

Quando aplicar este tipo de stucco em paredes, se a escolha recair sobre um acabamento mais fino (portanto com massa com cola ou gesso), sugerimos fazer a aplicação por partes de, no máximo, 30 cm de largura e de uma única vez desde cima até abaixo para não haver emendas.

Se usado gesso, sugerimos fazer a altura pela metade, ou seja, do teto à metade da parede e em seguida emendar da metade da parede até o chão, com a massa ainda fresca.

O uso da massa com gesso requer que o usuário tenha um pouco mais de experiência, uma vez que sua secagem é bem mais rápida e dependerá da quantidade de gesso em pó colocada na massa.

Esta técnica tem diversos tipos de acabamento e, dependendo da criatividade, os desenhos poderão ser feitos com bastante liberdade, porém deve-se tomar o cuidado de não misturar estilos.

Por exemplo: Se começa com movimentos redondos, deve-se dar movimentos arredondados em toda a área , para haver unidade, emendas bem feitas e estética.

 

 

Material necessario

. Recipiente para gesso em pó ou areia (dependendo da técnica usada)
. Pincel e recipiente para a tinta
. Massa Corrida
. Corantes
. Cola Polar ou similar
. Recipiente para a massa de stucco
. Espátula

 

 

 

Preparo da massa

ingredientes:
. gesso em pó
. massa corrida
. cola branca
. tinta PVA (sem diluir)

 

A massa deverá ser preparada da seguinte forma:

 

      massa

Colocar no recipiente a massa corrida e a cola na proporção de 1 copo de massa corrida para 1/2 copo de cola. Misturar bem com a espátula, até que fique um creme.

 

       estuco

Colocar, em seguida, o gesso, (2 colheres de sobremesa) e misturar bem .

Misture tudo até que os ingredientes formem uma pasta macia e cremosa.

 

Massa para Stucco

 

 

Dicas

Lembrar que, como a massa é feita com gesso, sua secagem é mais rápida. Não deverão ser retocadas as partes já texturizadas.

Poderá ser feita massa sem gesso, o que implicará numa consistência mais mole e mais vagarosa para secagem, não se aconselhando usá-la em tetos e paredes, sob o risco de escorrer ou pingar.

Quaisquer "bolotas ou caroços" que ficarem, se desejar, deverão ser removidos raspando-os com espátula, após a secagem completa da superfície (24h).

Caso queira fazer movimentos paralelos e em grandes superfícies, sugerimos que use escova larga.

Pode também ser aplicada com vassoura de piaçava quando se quer fazer desde a parte de cima até embaixo da parede, sendo que a "estriê" neste caso, ficará mais fácil de ser executada.

Se for aplicado em teto, a massa deverá ser feita aos poucos e com uma consistência mais dura, ou seja, colocando-se mais gesso ou menos tinta acrílica, aplicando-a primeiro com espátula.

Como se vê as ferramentas podem ser muitas, é só treinar um pouquinho e testar sua aplicação antes de começar de verdade.

continua...

 

« anterior - próxima »