Quer tentar outras formas de expressão artesanal mas não sabe o que fazer? Hiato criativo? A resina para artesanato não só dá um acabamento perfeito para diversos tipos de trabalho como também é capaz de ser a própria matéria-prima para muitos produtos criativos. Conheça seus tipos e veja projetos atraentes para te inspirar.
O que é a resina para artesanato
A resina para artesanato é uma substância quase líquida capaz de endurecer em qualquer formato. Trata-se de um polímero, ou seja, um tipo de plástico; seu toque é viscoso; é insolúvel em água; e pode ser totalmente transparente ou não cristalino.
Existem resinas naturais, excretadas por árvores (o âmbar é um exemplo), e as artificiais, que são advindas de fontes não renováveis como o petróleo. No artesanato usa-se resinas sintéticas.
Resinas servem para colar partes, impermeabilizar superfícies e, como veremos, dar forma a muitas ideias. É altamente resistente a impactos e dificilmente racha. O que é perfeito para a criação de objetos funcionais.
Segurança e ambiente
Utilize luvas toda vez que for manusear resinas para artesanato. Como algumas podem apresentar cheiro forte é importante que o ambiente seja bem arejado, com janelas abertas.
Caso a resina entre em contato direto com a sua pele utilize acetona ou vinagre para retirar.
Evite lugares empoeirados: as partículas suspensas podem estragar o resultado final das suas peças.
Tipos de resina para artesanato
Resina poliéster cristal
A mais usada. Também conhecida como vidro líquido, é transparente e fácil de manusear, o que aumenta sua versatilidade. Também é barata.
Pode ser trabalhada em altas temperaturas, para melhor modelagem. Se quiser colori-la use pigmentos para tons sólidos ou corantes para um resultado semelhante ao vidro, ou seja, translúcido.
Depois de pronta, a peça pode ser lixada ou polida sem problemas. Com esse material você pode criar vitrais, bijuterias, bottons, esculturas e mais.
Resina epóxi
Sua textura é adaptável, podendo ir do mais rígido e consistente até o mais flexível. Cobre materiais sólidos ou mais porosos, como é o caso da madeira.
Seca rápida e naturalmente simplesmente com sua exposição ao ar. Muito usada como seladora em projetos artesanais e para produzir peças maiores, como móveis.
Resina acrílica
Usada apenas em superfícies sólidas e mais durável do que a resina poliéster. Confere um brilho mais natural ao objeto coberto ou fabricado e aumenta bastante sua vida útil.
O que pode ser feito com resinas para artesanato
Existe uma infinidade de coisas que podem ser feitas com resinas para artesanato. O mais importante é ter uma ideia na cabeça e descobrir qual tipo é melhor para aquilo que você quer realizar:
- vasos
- potes
- luminárias
- bijuterias (brincos, pingentes, broches, pulseiras, pregadores de cabelo, bottons, etc)
- candelabros
- suporte para incensos
- itens de escritório (porta-lápis, peso de papel)
- copos
- porta-copos
- saboneteiras
- tábuas para carnes
- cinzeiros
- bandejas
- móbiles
- marcadores de livros
- chaveiros
- esculturas
- arte decorativa
- móveis de pequeno e médio portes
Além de cores, você pode inserir vários materiais na hora da criação. Confetes, miçangas, paetês, pedacinhos de espelhos, de vidro, glitter, pedras, cristais e itens orgânicos como madeira, folhas e flores.
Dentre as superfícies utilizadas para fazer parte de um trabalho com resinas você pode contar com madeira, metal, pedra, concreto, tela, moldes de silicone, forminhas para cortar biscoitos e azulejos.
Um detalhe importantíssimo é o uso de moldes. Eles darão forma ao seu trabalho. Junto com ele você deve investigar a necessidade de um desmoldante – aquilo que irá auxiliar na retirada da peça de dentro do molde.
Material básico para manusear resinas para artesanato
- luvas
- moldes
- colheres de plástico ou espátulas
- palito de picolé
- copinhos de plástico
- cobertura impermeável para proteger a mesa de trabalho
Cuidados com objetos feitos de resinas para artesanato
Não exponha os objetos feitos de resina diretamente ao sol. Com o tempo os raios UV podem acabar por amarelá-lo. Isso ocorre porque esses raios degradam os polímeros, causando descoloração.
Embora altamente resistentes, objetos de resina não resistem a temperaturas muito altas. Então nada de apoar panelas quentes sobre descansos de cozinha – pelo menos não diretamente.
Utilize compostos especiais para polir resinas para mantê-las sempre brilhantes.