Reciclagem do aluminio!

Escrito por

A reciclabilidade é um dos atributos mais importantes do alumínio.

Qualquer produto produzido com este metal pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder suas qualidades no processo de reaproveitamento, ao contrário de outros materiais, que geram resíduos com aplicações menos nobres.

A cada quilo de alumínio reciclado, cinco quilos de bauxita (minério de onde se produz o alumínio) são poupados.

Para se reciclar uma tonelada de alumínio, gasta-se somente 5% da energia que seria necessária para se produzir a mesma quantidade de alumínio primário, ou seja, a reciclagem do alumínio proporciona uma economia de 95% de energia elétrica.

Para se ter uma idéia, a reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas.

R E C I C L A G E M  DE  M E T A L

• Uma latinha de alumínio vazia pesa em média 13,5 g.

• As tampas representam 23% do peso total da lata e são feitas com uma liga de alumínio mais resistente.

• Hoje 74 latas são produzidas com 1 kg de alumínio, enquanto que em 1992, 64 latas e em 1972, 49 latas.

• Cada 1.000 kg de alumínio reciclado significam 5.000 kg de minério bruto (bauxita) poupados.

• Para reciclar o alumínio são gastos apenas 5% da energia que seria utilizada para se produzir o alumínio primário, ou seja, uma economia de 95%.

• A cadeia da reciclagem do alumínio no Brasil – coleta, recuperação, transporte etc – envolve mais de 2 mil empresas e proporciona uma fonte de renda alternativa e ocupação para mão-de-obra não qualificada.

• A coleta de latas usadas envolve mais de 160 mil pessoas no Brasil vivendo hoje exclusivamente desta atividade com renda média de dois salários mínimos.

• Em 2005, o Brasil reciclou 96,2% das mais de 9,5 bilhões de latas de alumínio produzidas, mantendo o país como campeão mundial, pelo quinto ano consecutivo, entre os países onde a atividade não é obrigatória

Como saber se é aluminio

Todas as latas de alumínio podem ser identificadas por dois símbolos impressos na embalagem, normalmente utilizados pelas indústrias:
um é o “AL” circundado por duas setas, e o outro é a figura de uma lata, com a inscrição “Recicle Alumínio”.


 

Uma maneira simples de tirar a duvida é utilizar um ímã, se ele não ficar preso, a lata é de alumínio.

As latas de aço são um pouco mais pesadas que as de alumínio.