Pulseiras artesanais feitas com tear de miçangas

Escrito por

Braceletes ou pulseiras, feitas de miçangas e outras pedrarias, podem ser produzidos em um tear pequeno, chamado tear de miçangas.

O tear de miçangas pode ser considerado um tear simples de madeira, com pregos ou chanfros, retangular, no qual fios são colocados sob tensão (urdidura).

pulseiras

Com uma agulha e um fio, miçangas/canutilhos/pedrarias diversas vão sendo fixadas em carreiras, ao longo dos fios da urdidura.

Pulseiras artesanais com Miçangas

Pulseiras artesanais com Miçangas

Por esta mesma técnica, é possível fazer não só braceletes e pulseiras, mas também cintos, alças de bolsas, acabamentos para roupas em geral, etc.

Um bom exemplo do uso do tear de miçangas pode ser encontrado no canal de Maria Amora no site YouTube, dentre outras fontes disponíveis.

Você pode fazer seu tear de miçanga em casa

Pulseiras com Miçangas

Pulseiras com Miçangas

É importante salientar que, na ausência do tear específico, é possível adaptar outros materiais, tais como pedaços de papelão ou isopor.

O material necessário para isso: régua, lápis ou caneta, pedaço de papelão ou isopor, tesoura ou estilete.

Vários tutoriais para a confecção de teares de papelão podem ser encontrados no site YouTube, tais como este do canal de Edu Bocchese.

Neste vídeo, são feitas marcas com espaçamento de 1 cm entre elas.
Para pulseiras, basta fazer marcas de 0,5 cm.

Em nosso terceiro e último post sobre pulseiras artesanais, falaremos sobre a técnica japonesa de trançar fios, conhecida como kumihimo.

Até a próxima!