Pulseiras Artesanais em Macramê

Escrito por

Com técnicas simples é possível produzir peças de bijuteria cheias de cores vibrantes e efeitos atraentes. Pulseiras são as mais populares entre elas, pois permitem criatividade máxima!

Quem usa pulseiras costuma ter coleções de diferentes estilos, cores, tamanhos e materiais. No entanto são as do tipo artesanal que mais atraem as atenções, tanto de homens quanto de mulheres.

Assim o aprendizado de técnicas para o desenvolvimento destas peças venha a se transformar em um ótimo negócio.

E, se por acaso a montagem de peças metálicas de bijuteria não for exatamente o seu forte (como é o meu caso), cordões e fios diversos combinados podem formar peças únicas e especiais.

As pulseiras da amizade

Pulseiras artesanais em macramê

Pulseiras artesanais em macramê

O macramé é uma técnica que consiste basicamente na amarração de fios com o intuito de produzir desenhos ou padronagens.

Pela utilização desta técnica, é possível produzir pulseiras alegres e cheias de significado, popularmente conhecidas como “pulseiras da amizade”.

Estas pulseiras também podem ser feitas por uma técnica chamada kumihimo, que será explicada em um próximo post; entretanto, as “pulseiras da amizade” tradicionais são feitas em macramé.

Como Usar a Pulseira da Amizade

Estes acessórios tem sua origem nos povos nativos das Américas Central e do Sul, e são considerados como um símbolo de amizade de uma pessoa para outra.

A idéia é que se use a pulseira amarrada ao pulso até que a mesma acabe por romper sozinha, indicando a solidez da afeição entre duas pessoas.

De acordo com o site Braceletbook, as “pulseiras da amizade” ou “friendship bracelets” se tornaram populares nos Estados Unidos a partir dos anos 70, quando o uso de itens étnicos se tornou moda entre a população.

Ainda de acordo com o site, é possível escolher cores específicas para a manufatura de uma pulseira, que reflitam o caráter da pessoa que vai recebê-la:

Significado das Cores nas Pulseiras

pulseiras-macrame material usado

pulseiras-macrame material usado

 

  • Rosa: gentil
  • Vermelho: honesta
  • Laranja: cheia de energia
  • Amarelo: alegre
  • Verde: responsável
  • Azul: leal
  • Preto: forte

Tutoriais para Fazer a Pulseira da Amizade

Para aprender como fazer pulseiras como esta, existem vários tutoriais, inclusive no site Braceletbook.

Dentre os existentes, indico este: Make-a-Friendship-Bracelet, que mostra de maneira fácil como executar dois tipos de pulseiras.

O tutorial está em inglês, mas os vídeos são bastante didáticos – vale a pena conferir.

No próximo post, falaremos sobre pulseiras feitas em fios de seda trançados e em kumihimo.