Um presépio fantástico: ideias criativas para montar o seu

Não existe mistério na hora de montar o presépio. No fim do ano o mercado fica repleto de peças com os personagens dessa cena tão importante para tantas pessoas. No entanto existem formas de deixar um presépio ainda mais encantador e criativo. Você vai se surpreender!

Por que montar um presépio?

O presépio é a cena do bebê Jesus Cristo logo após seu nascimento. Como o Natal celebra esse acontecimento os presépios são montados um pouco antes da data.

Para muitas pessoas o simbolismo do presépio é ainda mais importante do que o próprio Papai Noel e a árvore natalina.

Qual a história por trás do presépio?

presépio
Foto: Fashion Bubbles

O presépio é a culminância da história da Anunciação, quando o Anjo Gabriel contou a Maria que ela estava grávida do Filho de Deus. Já carregando o bebê, ela e seu marido José precisaram viajar até a cidade de Belém para participar de um recenseamento obrigatório.

O caminho era muito longo e foi feito à cavalo. Ao chegar em Belém todas as hospedarias estavam ocupadas – e Maria estava prestes a dar à luz. Acabaram repousando num curral, ou presépio, onde o Menino Jesus nasceu.

Seu primeiro bercinho foi a manjedoura: uma estrutura de madeira onde colocavam feno para os animais se alimentarem. Logo eles receberam a visita de alguns pastores locais.

Na noite do nascimento de Jesus a estrela-guia surgiu no céu, apontando para o lugar onde a Sagrada Família estava. Os três Reis Magos a seguiram e dias depois chegaram com presentes para o menino: ouro, incenso e mirra.

Eles se chamavam Melquior, Gaspar e Baltazar. O ouro significava a realeza, o incenso significava a fé e a mirra, o martírio que marcaria o fim da vida de Jesus na Terra.

Vale lembrar que a estrela-guia, ou estrela de Belém, é a mesma que colocamos no topo das árvores de Natal.

Curiosidade: “presépio”, em francês, é chamado “crèche”. Sim, exatamente o nome do lugar onde se cuida de bebês e crianças pequenas.

Quando montar o presépio?

presépio
Foto: Casa e Festa

Segundo o Calendário do Advento o presépio deve ser montado a quatro domingos do Natal. No entanto o dia 12 de dezembro também é apontado como a data certa para fazê-lo.

O primeiro presépio de que se tem notícia foi criado em 1223 por São Francisco de Assis numa gruta italiana. No Brasil a tradição foi introduzida pelo Padre José de Anchieta em 1552.

Quando colocar o Menino Jesus no presépio?

Na verdade o jeito certo de montar o presépio é sem a figura do Menino Jesus. Este só é adicionado na noite de Natal. Afinal foi quando ele nasceu!

Mas a cena já com ele se difundiu em nossa cultura e não representa nenhum problema.

Itens que compõem um presépio

1. Maria, José e o Menino Jesus: a Sagrada Família

A cena básica da Natividade é composta por, no mínimo, esses três personagens. Menos que isso não é lá muito presépio, né?

2. Estrela de Belém

Também essencial. Ela sinaliza o nascimento de Jesus e guia os Reis Magos até ele.

3. Reis Magos

Reis visitando um bebê? Só poderiam ser magos para adivinhar que a criança era muito especial. Eles representam a importância do nascimento de Jesus, seu aspecto sagrado e levam presentes altamente simbólicos sobre o evento.

4. Pastores

Alguns pastores locais, cuidadores dos animais, foram prestar homenagens ao recém nascido.

5. Animais

Cavalos, vacas, ovelhas, burros e camelos estavam no local do nascimento. Afinal, Jesus nasceu em um… presépio, ou estábulo. Eles representam a humildade da Sagrada Família e a inocência dos outros seres que habitam a Terra.

Onde montar seu presépio: vidros

Existem vários lugares onde montar a cena da Natividade. Pode ser sobre um aparador, mesa de centro, mesa lateral, estante, prateleira ou até mesmo num canto do chão. Vai depender do espaço disponível e do tamanho do presépio.

Contudo ainda existem alternativas inovadoras a considerar. A principal delas é usando objetos de vidro.

presépio
Foto: Popsugar

O interessante de montar um presépio dentro de um globo de vidro é que a cena fica bem delimitada e protegida da poeira. Use bonequinhos menores, de modo que caibam lá dentro.

O uso de areia caracteriza bem o ambiente árido da região onde Jesus nasceu. Plantinhas de plástico incrementam.

presépio
Foto: Luana Videira

Louco por plantas? Faça uma versão natural do exemplo acima criando um terrário com suculentas – e os personagens da Noite Feliz. Não fica irresistível?

presépio
Foto: Ilustritto

Use uma redoma de vidro com todas as peças que couberem ali. Não precisa decorar com mais nada – talvez um fio de luzinhas piscantes para um toque luminoso.

presépio
Foto: Pinterest

Uma lanterna de vidro serve como uma vitrine para a Sagrada Família. Foi usado um pouco de barba-de-velho no fundo e um fio de luzinhas contornando os personagens.

O brilho das pequenas lâmpadas remete à estrela de Belém.

presépio
Foto: Perfect Personalized Gifts

Fácil e barato: adesivos com a silhueta dos personagens sobre três tijolos de vidro. A disposição em pirâmide enaltece a cena principal composta por Maria, José e Jesus.

presépio
Foto: AliExpress

Ilumine por trás e a composição ficará ainda mais bela à noite.

Presépios criativos com madeira

presépio
Foto: Casa e Festa

Três longas ripas de madeira dão vida à Sagrada Família. É uma ideia incrível para quem tem talento em pintura ou arte de rua. Basta fazer e apoiar junto a uma parede.

presépio
Foto: Manufactum

Este presépio modernista foi feito todo em madeira. Ele é inteiramente arredondado, sem quinas. As formas são bem orgânicas e suaves. Trabalho de um verdadeiro artista.

presépio
Foto: Amazon

Outro exemplo de presépio de madeira. O estábulo tem linhas retas, manifestando estrutura e solidez. Já os personagens foram feitos de pecinhas de madeira arredondadas ou ovais, salientando carinho.

presépio
Foto: Etsy

Novamente os formatos esféricos manifestando a emoção da cena. Aqui as peças de madeira foram vestidas com recortes arredondados de feltro. O curral e a estrela de Belém são circulares. Lindo!

presépio
Foto: Casa e Festa

Os pallets, ou caixotes de feira em madeira, são ótimos para vários tipos de artesanato e decoração. Podem ser o curral perfeito para abrigar a Sagrada Família.

presépio
Foto: Design Milk

Mais minimalista impossível! Bloquinhos de madeira ganham o nome de cada personagem do presépio e são posicionados nos lugares certos.

Natividade em guirlandas

presépio
Foto: Casa e Festa

A guirlanda de Natal se transforma na moldura da Natividade. Os ramos de pinheiro funcionam como a base da cena e um tecido azul com estrelinhas se torna céu.

Maria, José e Jesus, além das ovelhas e dos anjos, foram feitos de biscoitos de canela! Mas também dá para fazer a partir de forminhas e argila.

presépio
Foto: Casa e Festa

Se você é fera com costura este exemplo de guirlanda de presépio é ótimo. Um perfeito 2 em 1!

Presépios comestíveis

presépio
Foto: Cada e Festa

Este presépio nasceu na cozinha – e ao invés de guardá-lo após o Natal, você pode comê-lo! Ele foi todo feito de biscuit e pode tranquilamente ficar sobre a mesa de jantar.

presépio
Foto: Pasticci di Molly

Os biscuits também podem se abrigar dentro de um panetone! Ele simula tanto o estábulo de animais quanto a caverna onde São Franscisco de Assis montou o primeiro presépio, na Itália.

presépio
Foto: Pinterest

E quem vai negar esses docinhos com os rostos dos personagens da Natividade?

 Mais ideias de presépios criativos

presépio
Foto: Casa e Festa

Uma pequena evolução do presépio minimalista de bloquinhos de madeira: seixos pintados com cada elemento do presépio. É uma forma maravilhosa de envolver as crianças. Use tinta acrílica para desenhar e colorir nas pedras.

presépio
Foto: Casa e Festa

Outro jeito de agradar os pequenos é pedindo para que montem um presépio de Lego – ou de outros brinquedo de montar.

presépio
Foto: Pinterest

Artistas digitais podem criar suas próprias cenas da Natividade no computador e mandar imprimir. Econômico e economiza um monte de espaço. Alô, apartamentos pequenos!

presépio
Foto: Expedição Galeria

Escultores nordestinos criam presépios em cerâmica e argila de tirar o fôlego. Nossa Arte Armorial é uma grande fonte de inspiração para inúmeros artistas naïf – e você pode tentar em casa.

Postado por
Joana Coccarelli
Joana Coccarelli é jornalista com foco em design, arquitetura, paisagismo, cultura e consumo.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir é uma atividade que vai além do simples ato de pintar: é uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, é uma planta exótica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...