Porta-Retrato com Pátina Dourada

Escrito por

Simples e de efeito! Valorize a foto da pessoa amada com uma moldura de ouro envelhecido. Aprenda a fazer um porta-retrato de pátina dourada – um presente perfeito para o Dia das Mães.

Material

  • Porta-retrato de MDF
  • Tinta acrílica PVA branca
  • Tintas acrílicas nas cores marfim e ocre
  • Pincel chato Condor 18/421
  • Lixa para madeira A220
  • Tinta acrílica Top Metallic Colors Daiara na cor ouro velho
  • Hidro-betume Acrilex
  • Pano de limpeza

Modo de Fazer

porta-retrato douradoPara que o MDF não “chupe” a tinta colorida, pinte primeiro uma base branca dos dois lados. Se necessário, aplique uma segunda demão.

porta-retrato douradoMisture a tinta ocre com marfim (mais ou menos um 1/3 da quantidade da tinta ocre) e aplique sobre todo o porta-retrato.

Não precisa fazer uma pintura uniforme, uma vez que ela será coberta; a intenção é que apareça por baixo depois que o porta-retrato for lixado.

porta-retrato douradoDepois que secar, aplique o hidro-betume.

Ele tem a vantagem de secar mais rápido, além de ser mais fácil de retirar, mais adiante (e mais fácil de limpar o pincel, também).

porta-retrato douradoPasse a tinta dourada por cima do betume.

Novamente, não se preocupe com a uniformidade da pintura: pode deixar algumas áreas mais escuras.

porta-retrato douradoDepois que a tinta dourada estiver completamente seca, passe a lixa, para dar o efeito de envelhecimento e tirar o excesso de brilho.

Obs: é importante que a tinta esteja bem seca. Para saber, toque o porta-retrato: se estiver frio, é porque a tinta ainda está úmida. A secagem leva pelo menos uma hora.

porta-retrato douradoRetire o pó com um pano. Se ainda estiver muito brilhante, passe uma nova camada de betume e remova imediatamente com um pano macio.

porta-retrato douradoPor fim, pinte de preto atrás, para dar um bom acabamento.

porta-retrato dourado

Essa técnica de envelhecimento fica ótima em objetos com relevo e caixas. Que tal dar um diferente a um velho porta-joias?