O que é patchwork

Escrito por

O que é o patchwork ?

O patchwork e quilt são trabalhos manuais feitos de pedaços de tecidos emendados.

O patchwork é a emenda dos retalhos costurados de forma a formar desenhos, formando a parte de cima do trabalho que é chamamos de tampo.

O resultado final do trabalho com patchwork sempre envolve uma sobreposição de três camadas que são: – o tampo,- quando os retalhos estão costurados entre si – o enchimento – o material usado para dar volume ao trabalho de patchwork como no caso, por exemplo, das almofadas. – o forro – tecido usado para dar um melhor acabamento.

Este sanduíche de tecidos é preso por pespontos que são chamados de quilt.
Os tampos também podem ser feitos de aplicação ou misturando as duas técnicas, patchwork e aplicação.

Os modelos são infinitos, temos uma infinidade de técnicas e modelos.

Com as técnicas básicas, um pouco de imaginação e algumas idéias você faz quilts lindos, temos muito material revistas e livros nacionais e importados e também na internet podemos pesquisar muitos trabalhos.

Você pode fazer almofadas, colchas, cobre-leito, mantas de sofá, painéis de parede, roupas, pequenas utilidades para o lar, brinquedos e acessórios.

O patchwork e o quilt atualmente são uma ótima terapia onde podemos nos distrair e relaxar.

Cuidados básicos no trabalho com o patchwork

Devemos ter vários cuidados com material de trabalho:

Placas de corte e réguas devem ser mantidas sempre em local plano para evitar que empenem, tesouras cortadores devemos guardar em local seguro (principalmente se tiver crianças em casa).

• Moldes, riscos e projetos devem ser guardados em uma pasta para não os perdemos, pois fazemos um trabalho hoje que poderemos querer repetir depois.

• Devemos se possível, anotar em um caderno a quantidade, cor de tecido e técnica usada em um trabalho ou por uma pequena etiqueta no verso do trabalho com os dados da peça.

• Tecidos: de preferencia aos 100% algodão (tricoline é o mais recomendado).
Devemos lavar com água e sabão neutro e passar antes de usar.
Devemos sempre ter em mãos a quantidade de tecido necessário para o trabalho.

• Podemos usar tecidos lisos, estampados, xadrez, listrados, floral, poás, desenhos geométricos ou o que sua imaginação desejar.

• Linhas próprias para quilt e máquina de costura devem ser 100% algodão.

• Sempre que começar um novo trabalho coloque uma agulha nova na máquina isso evitará pequenos furos (por agulha rombuda), o que poderá comprometer seu trabalho final.

• Quando acabar de fazer uma peça, revise todo o trabalho para, verificar manchas, riscos, linhas sem arrematar e etc…

• Faça um saco de tecido de forro para guardar suas peças. Isso ira conservá-la por mais tempo e irá valorizar seu trabalho caso desejar vender sua peça.

capa-maquina