Veja que ideia simples para organizar os colares, as pulseiras, as correntes…

Um passo a passo para montar uma prateleira organizadora, que pode ser feita a partir de MDF, ou de madeira de lei – ou até usando madeira de caixotes reciclados.

Assim, teremos nossos adornos sempre à mão, facilitando a escolha.

A experiência é incrível depois de ver tudo pronto!

Material

  • organizador de colares2 pedaços de madeira, no tamanho de 30 cm de comprimento por 10 de largura, neste caso foi utilizada a madeira imbuia que é resistente. Também poderá optar por prateleirinhas de MDF;
  • Trincha não muito pequena, esta utilizada tem 50 mm;
  • Tinta látex PVA que é a tinta fosca para artesanato, na cor branca para o fundo;
  • Tinta látex PVA que é a tinta fosca para artesanato, na cor preto para a cobertura;
  • Lixa para madeira para acabamento nº 150, porém até a lixa para semi-acabamento nº 100 é possível de ser usada;
  • Jornal para forrar onde será feira a pintura da madeira;
  • 23 ganchos no tamanho de 3 e ½ cm;
  • 2 parafusos no tamanho 8 cm com bucha 8 mm, para fixação do suporte de colares na parede;
  • 3 parafusos no tamanho 4 cm, para fixar uma parte da madeira em outra, formando o suporte.

Modo de Fazer

organizador de colaresSeparados os pedaços de madeira com as medidas mencionadas, é hora de: primeiramente forrar o chão com os jornais para começar a pintar a madeira com a tinta látex na cor branca para o fundo, sem diluição.

Depois de duas demãos, com intervalo de cerca de 2 horas para uma completa secagem entre uma demão e outra, é preciso lixar para se obter uma superfície mais lisa, tendo em vista que após o recebimento da tinta, a madeira tem a tendência de arrepiar as farpinhas.

organizador de colaresA tinta preta é aplicada sem diluição também, e como a tinta branca, em duas demãos para que seja feita a cobertura completa da peça.

Como o fundo é branco, é necessário, depois da secagem de duas horas, mais ou menos, fazer os retoques com um pincel menor.

organizador de colaresPara a montagem das duas partes da madeira, é preciso utilizar o parafuso de 4 cm, e devem ser unidas pelas extremidades formando um “L”, como na foto.

Um parafuso deve estar localizado no meio, e os outros a 3 cm da borda.
É melhor que se utilize a parafusadeira, sendo que esse tipo de madeira requer muita força, pois é muito maciço.

Se não souber usar essa ferramenta, é bom que se peça ajuda a uma pessoa que a possua e esteja disponível para colaborar.

Para um bom acabamento e também para disfarçar as imperfeições causadas ao serem colocados os parafusos, foi utilizada a tinta PVA preta, cobrindo inclusive o parafuso.

organizador de colaresApós a montagem é hora de colocar os ganchos e para esta peça foram utilizados 18 ganchos, dispostos a 3 cm de distância um do outro.

Com a furadeira foi feito um furinho inicial na madeira e nesse local é só posicionar o ganchinho, girar apertando para baixo. É preciso um pouquinho de força e paciência.

organizador de colaresComo se percebe pela foto anterior, ficam as sobras da madeira depois de colocados os ganchinhos.

Então, basta utilizar o pincel para tirar toda a poeira e passar mais uma demão de tinta PVA preto nas imperfeições.

Ficou charmoso com os ganchos pintados de preto também, fica funcional.

Para fixá-lo na parede, depois de escolher o local mais adequado, serão utilizados os parafusos com a bucha a 3 cm de distância da borda. Isso deve ser feito com a ajuda de uma furadeira, se ela vier com a pessoa que tiver prática em usá-la, melhor ainda.

E aí está o porta-colares prontinho para o uso. A tinta na cor escura facilita a visualização dos objetos que por si só já possuem bastante cor e brilho.

organizador de colares

A parte de cima serve como um aparador.

Uma outra opção de funcionalidade é como organizador de chaves:

organizador de colares