O olho grego é um dos maiores símbolos que existem e, que tem a fama de afastar o mau olhado e a inveja.
Por ser conhecido como um amuleto tão poderoso, este é usado em diversas situações, como na decoração de ambientes, em joias, temas de objetos, entre outras situações bastante comuns.
Mas se você se interessa pelo olho grego e deseja incluir esse tema nas suas decorações, precisa antes conhecer o significado real dele.
Nesse texto de hoje falaremos sobre esse tema e mostraremos ainda quais são as principais tendências para você se inspirar.
O que é o olho grego?
Basicamente, o olho grego é um dos principais símbolos usados para afastar a inveja e o que se chama de mau olhado.
De acordo com as principais crenças a respeito deste símbolo, ele é capar de absorver grande parte das energias negativas de um ambiente e, também proteger as pessoas, coisas e locais da inveja.
O olho grego também é conhecido, como: Nazar, Olho Turco, Olho do Oriente ou Pedra contra o mau olhado.
Qual é a verdadeira origem do olho grego?
O olho grego é um símbolo fortemente associado à proteção e, ao que parece ele é bastante antigo, datando de um período de aproximadamente 1.500 e 5.000 a.C.
De acordo com historiadores,já existia nesse período na região da antiga Mesopotâmia, que atualmente é o território da Síria.
Nesse período, os povos do antigo Egito e Síria tinham a crença de que o tom azul presente no Olho Grego, junto com o formato arredondado dele, seriam o suficiente para que se pudesse manter o mau olhado afastado.
Sendo assim, desde a idade antiga, este seria um símbolo muito usado para a proteção das pessoas em geral.
Outras apresentações semelhantes ao olho grego
Bastante semelhantes ao olho grego, existem alguns outros símbolos com denominações diferentes e, sobre as quais falaremos aqui.
Olho turco
O olho turco é o nome dado ao objeto bem semelhante ao olho grego, que também possui uma coloração azul cobalto.
De acordo com as crenças dos turcos, o olhar tem alta capacidade energética, seja para o bem ou para o mal.
Nazar boncuk é o olho grego mais conhecido
Esse é o nome dado mais usado em todo o mundo na forma de amuleto. Esse é o nome mais comum para se referir ao amuleto capaz de espantar espíritos malignos.
Pedra contra mau olhado
Este é mais um dos nomes que se costuma dar ao olho grego. Isso porque essa é realmente uma pedra e, de acordo com as crenças, é capaz de espantar energias ruins.
Por muitos, ela é comparada com pedras bem mais comuns e mais famosas, como é o caso da granada, hematita e turmalina negra.
Olhar de Deus
Para muitos, é um símbolo do olhar de Deus. Isso significa que ele é bastante eficiente em levar paz, luz e proteção para os indivíduos que os possuem.
Além disso, o “olho de Deus” é um grande símbolo de sortem energias boas e, também de pureza em relação a todas as coisas.
Qual é a origem do olho grego?
Durante muito tempo, foi tratado como sendo um símbolo relacionado ao misticismo e, que não passaria de uma superstição das pessoas.
Mas com o tempo ele caiu na popularidade das pessoas modernas e, hoje em dia está presente em muitos objetos decorativos, itens de beleza, entre outros.
De acordo com registros históricos, a versão mais antiga data de mais de 3300 anos antes de Cristo.
A historiadora Nesse Yildiran foi responsável por relatar que os amuletos mais antigos de que se tem registro são provenientes da cidade de Tell Brak, localizada na antiga Mesopotâmia, que é o território atual da Síria.
Pelo que se sabe, os olhos gregos mais antigos eram de alabastro, mas com o tempo os materiais usados foram sendo transformados.
O primeiro local onde se tem noticia sobre os primeiros olhos gregos de vidro é nas Ilhas de Egeu e na região da Ásia Menor.
Nesse caso, a coloração azulada é proveniente tanto da argila usada, quanto de óxidos. Além disso, o cobre e o cobalto quando se aqueciam também ajudavam a dar essa cor.
Para os turcos, o olho grego era um objeto que causava grande fascínio nas pessoas. E há séculos ele já era utilizado como um amuleto de proteção muito usado na cultura e, que passaram a integrar a própria história local.
Em quais locais o olho grego se popularizou
Nos tempos antigos, era um objeto de certa forma limitado ao Mediterrâneo, sendo comumente utilizado por povos como assírios, gregos, romanos, otomanos e, turcos.
Mas como naquela época os grandes impérios começaram a expandir os seus territórios e, com isso foi se disseminando para vários locais ao redor de todo o mundo.
Obviamente, por muito tempo ele ficou limitado ao uso como amuleto mesmo, sendo considerado, inclusive, um objeto místico.
Mas nos dias atuais, a figura do olho grego ganhou também o mundo da moda, sendo usado com frequência em acessórios e estampas de vestimentas, por exemplo.
Essa é também uma forte tendência na decoração, de modo que nesse caso o olho grego é usado tanto como objeto decorativo propriamente dito, quanto como estampa em quadros e itens em geral.
Nesse caso, a cor azul virou uma verdadeira tendência. E foi mais ou menos nos primeiros anos do novo milênio que houve uma verdadeira explosão no uso desse amuleto.
Decoração
Como você já sabe, de acordo com a crença dos povos da Grécia e da Turquia, o olho grego funciona como amuleto.
Sendo assim, este é um objeto que se popularizou bastante na decoração. Quando colocado no ambiente, ele é capaz de proteger locais como salas, casas, inteiras ou um escritório, por exemplo.
Sendo assim, pessoas que desejam boa sorte, pureza de espírito, saúde e luz podem lançar mão deste objeto de decoração.
Hoje em dia, a forma mais vista para o olho grego é uma figura em formato circular, de cor azul, um circulo branco e um azul mais claro. Ao centro é possível ver um pontinho preto, que é a representação da pupila.
Utilizando na decoração
De acordo com as tradições, o olho grego serve para espantar a inveja, mal olhado e energias negativas. Então, você pode deixar a sua casa mais bonita e mais protegida usando na decoração. Veja algumas sugestões:
Na entrada da casa
Para manter a casa e as pessoas que moram nela bem protegidos, usar o olho grego logo no hall de entrada é uma excelente opção.
Este amuleto vai dar um charme super bacana e, ainda vai manter as energias negativas bem afastadas.
Que tal um de vidro ou um quadro, por exemplo, logo na entrada da sua residência? Se você tiver um hall, esse é o lugar certo.
Capacho
Ainda falando em bloquear as energias negativas logo na entrada da sua residência, apostar em um capacho de olho grego é uma boa ideia, não é mesmo?
Além disso, esta é uma maneira de impressionar os seus convidados e dar um pouco mais de cor para um local que muitas vezes parece sem vida.
Filtro dos sonhos
Para quem prefere uma decoração mais despojada, o filtro dos sonhos de olho grego é um objeto bonito, bem legal e, que pode deixar os ambientes muito mais coloridos.
É interessante a possibilidade de utilizar linhas de cores diferentes e, que combinem com algum item que já faça parte da sua decoração.
O legal do filtro dos sonhos é que ele pode ter penas, miçangas e pedrinhas e, esses itens podem contrastar com a cor do olho grego.
Usando nos detalhes
Se você é do tipo de pessoa que prefere optar pelo minimalismo, que tal usar em objetos bem pequenos, como mandalas, chaveiros e um relógio, por exemplo.
É preciso saber brincar com esses objetos e encaixar eles de maneira bem harmoniosa no ambiente, de modo que se adicione um pouco de cor e charme.
Olho grego com maior visibilidade
Se você quiser dar um grande destaque, então pode adicionar itens maiores à decoração.
Algumas opções maiores e mais vistosas são:
- Tapetes;
- Quadros;
- Capas de almofada;
- Papel de parede;
- Mantas para o sofá;
Você pode soltar a sua imaginação e buscar por maneiras diferentes de representar o tradicional
Conclusão
O olho grego é um amuleto muito antigo, que por muito tempo foi visto como um elemento místico.
No entanto, nos últimos anos ele ganhou popularidade no mundo da moda e, também nas decorações.
Sendo assim, além de usar os seus amuletos pessoais, você pode apostar no uso do olho grego de diferentes maneiras na decoração da sua residência. É só usar a imaginação e não ter medo de ousar para ficar bem protegido.