A Técnica da Marmorização

Escrito por

 

A Técnica da Marmorização, embora aparentemente seja bastante fácil, requer muita habilidade e paciência, uma vez que, por vezes, há a necessidade de refazer-se parte da superfície ou da peça, por não obter-se os resultados esperados de início.

Em contrapartida, o trabalho com tinta esmalte facilita, uma vez que sua diluição em aguarráz faz com que esta se mantenha nas condições de uso.

A Técnica

Necessita que se tenha sempre um mostruário à mão, uma vez que cada tipo de mármore tem veios e cores diferentes.
Experimente antes, em peças de eucatex de amostra, uma vez que requer paciência e dedicação.

Material necessário

  • Peça a ser texturizada
  • Tinta Esmalte
  • Solvente (aguarráz ou similar)
  • Pano de malha
  • Cotonetes
  • Recipientes para o preparo das tintas coloridas
  • Pincel para aplicar as tintas na peça .
  • Verniz de acabamento (Opcional para intensificar e facilitar a elaboração dos veios. deve ser usado embebido em aguarráz)

Ferramenta usada nesta técnica

Esta técnica utiliza como FERRAMENTA principal, um pano de malha dobrado, feito de acordo com o ilustrado na sequência de fotos.
Alguns tipos de mármore requerem o uso de um cotonete, por ter em áreas pequenas em formas poligonais fechadas, impossibilitando o uso de um dos dedos envolto no pano, bem como para facilitar juntar a tinta em veios.

Guardar o pano enquanto durar o serviço de marmorização de um determinado tipo.

Preparo

Esta técnica requer somente o preparo do pano de malha dobrado embebido em solvente, uma vez que a tinta a óleo seca mais rapidamente que a tinta Acrílica.

Deve sempre ser usado embebido em solvente tipo aguarráz

Como fazer… a marmorização : Passo a passo

O fundo da peça poderá ser de qualquer cor, de preferência a da amostra em seu poder.

Sugerimos que se inicie pelo mármore com fundos brancos e de uma só cor, tipo acinzentado, para pegar a prática na técnica e observar as nuanças que cada um requer.

Com a peça ou a superfície com a base já pronta, como ilustrado na foto, dar uma demão de tinta – preferencialmente tinta esmalte, na cor de sua preferência.

A tinta deverá ser aplicada normalmente.