A limpeza de pincéis precisa ser feita assim que terminar o trabalho artístico. Contudo não basta apenas lavá-los com água. Existem muitas dicas para fazer isso corretamente e alguns truques para mantê-los sempre bem conservados, esticando suas vidas úteis.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Limpeza Básica dos Pincéis Artísticos[/h2]
Comece lavando seus pincéis com água corrente, embaixo da torneira. Depois disso ele deve ser sacudido e enchugado com um pano. Então ele deve ser bem lavado com água morna e um sabão comum (um bom exemplo é o sabão de coco).
É importante que todos os traços do sabão sejam enxaguados. Nunca limpe os pincéis com água quente.
Aqueles que foram usados para pintura em tinta acrílica devem ser lavados imediatamente em água fria. Isso porque o acrílico seca rapidamente.
Nunca os deixe apoiados sobre os pêlos ou cerda. Com os dedos, dê a forma original no pincel depois de lavado.
Se deseja guardar os pincéis e for utilizá-los novamente após um bom tempo, certifique que os mesmos estejam absolutamente limpos e secos. Guarde-os em um recipiente (caixa fechada) para evitar a umidade, pois eles podem mofar.
Nunca deixe a tinta secar na cerda ou pêlo do pincel. Caso ocorra o fato, remova a tinta com o solvente apropriado.
[h2 type=”2″ width=””]Limpeza de Pincéis com Produtos Químicos[/h2]
Pincéis que ficaram com tinta e endureceram podem ser limpos com removedor de tinta, mas têm sua vida útil encurtada.
Para remover óleos ou alquídicos de seus pincéis sugerimos o uso de aguarrás ou Sansodor da Winsor & Newton. Após esse processo passe o pincel em um papel para se certificar de que estão limpos.
Para deixar os seus pincéis sempre em ordem, depois de limpar bem com solvente, dê mais uma ou duas lavadas nos fios com detergente líquido puro, desses de lavar louças. Depois de secar bem, enrole os fios com fita crepe.
Guarde os pincéis todos juntos, dentro de um pote, com os cabos para cima.
[h2 type=”2″ width=””]Limpeza Rápida Durante a Pintura[/h2]
Quando o nosso estoque de pincéis não é grande o suficiente para uma mesma seção de pintura, pode-se fazer uma limpeza rápida pra a troca de tintas.
No caso da pintura em acrílico use água e seque com um pano. Se houver tempo, o uso do sabão é indicado, mas é importante que o pincel seja bem enxaguado.
No caso da pintura a óleo, retira-se a tinta acumulada em um recipiente com terebentina ou aguarrás. Depois enxuga-se o pincel com um pano.
Para secar o pincel, agora limpo, o mergulhamos em um recipiente com acetona ou benzina. Depois ele deve ser bem enxaguado e enxugado com um pano.
A acetona lava a terebentina e seca quase instantaneamente. O pincel fica pronto para o uso.
[h2 type=”2″ width=””]Outras Dicas para Higienizar e Preservar seus Pincéis[/h2]
Se necessário, eemova o excesso de tinta com um pano macio. Certifique-se de que a tinta e/ou médium não permaneçam na parte dos filamentos junto à virola.
Enquanto úmidos, com suavidade, amolde a ponta dos pincéis entre os dedos.
Alguns artistas mantém seus pincéis suspensos em líquidos. Mas é preciso tomar o cuidado de evitar que suas pontas toquem em qualquer lugar, pois as cerdas ficarão tortas.
Uma caixa fechada é o jeito mais seguro de guardar os pincéis, mas cuidado. Traças adoram pelos de marta vermelha e visom, entre outros componentes.
Por isso, se forem ficar guardados por muito tempo, coloque cânfora ou naftalina na caixa com os pincéis.