Guirlanda de Laços de Fitas de Tecido

Escrito por

 

É chegada a época de comemorarmos o Natal e a tradição é enfeitar a casa para esse momento.

A guirlanda faz parte da decoração.

Aprenda aqui como fazer uma guirlanda feita com laços de fitas de tecido que fica muito charmosa para decorar o ambiente.

É muito simples de fazer e utiliza-se pouco material.

Material

  • 2 metros de arame galvanizado liso nº 12 para formar o círculo com cerca de 30 cm de diâmetro – ou seja, são 3 (três) voltas do arame para formar o círculo;
  • fita de cetim vermelha, ou outra cor de escolha;
  • fita aramada de tecido, numa coloração de combine visualmente com a outra fita escolhida;
  • fita adesiva multiuso prateada da linha silver tape;
  • tesoura.

guirlanda laços natalObservação: Podem ser usadas mais que duas fitas, tomando apenas o cuidado de harmonizar entre si as cores escolhidas.

Para tanto, vale lembrar que muita informação nas estampas pode não ser interessante aos olhos, por isso cabe a utilização de uma fita de cor lisa.

Modo de Fazer

Montando o Círculo da Guirlanda

guirlanda laços natalInicialmente, formando as três voltas do arame, é possível visualizar o círculo em que será montada a guirlanda, adequando o tamanho para chegar a cerca de 30 cm de diâmetro.

Para montar o círculo é muito simples: basta unir as três voltas de arame com pedacinhos da fita adesiva em alguns pontos, pois dessa forma facilita passar a fita por toda a volta posteriormente.

guirlanda laços natalDessa forma, o círculo está pronto para receber a fita adesiva por toda a volta, encapando-o.

Com esses pedacinhos de fita em pontos estratégicos, as voltas de arame não se separam deixando irregular o círculo que está sendo preparado.

guirlanda laços natal

 

Considerando que a fita adesiva é muito larga para se ter um bom acabamento no círculo da guirlanda, se for cortada ao meio facilita a utilização.

guirlanda laços natalA volta toda dos círculos de arame devem ser cobertas com a fita adesiva.

Se por acaso houver algum erro quando ao enrolamento da fita no arame, basta desfazer e começar novamente, pois essa fita não perde a cola facilmente.

Dessa forma, o círculo de arame está pronto para receber os laços de fita, totalmente encapado com a fita adesiva, torna-se mais bonito para o fundo da guirlanda e mais seguro para o manuseio.

Fazendo os Laços

guirlanda laços natalEssa é a parte legal desse trabalho – fazer laços de fita, criando a harmonia de cores da guirlanda.

O laço deve ser feito de forma a ficar com as duas sobras, não muito compridas, para baixo e também não deve ter um tamanho muito grande.

guirlanda laços natal

 

Também não deve ter um elevado espaçamento entre os laços, nem devem ficar muito juntinhos.

Dessa forma, as fitas coloridas devem ser intercaladas até fechar a guirlanda.

guirlanda laços natal

E está pronta a guirlanda de fitas para enfeitar seu ambiente como parte da decoração natalina.

E para pendurá-la pode ser feito um lacinho de uma alça, com a fita de cetim fininha, bem amarrado para que seja possível pendurar a guirlanda num prego.

Pode também ser utilizada a própria fita adesiva que adere muito bem a várias superfícies, como foi feito nesta ilustração.

Depois de fixada, basta arrumar, refazendo os laços que acabam por ficar imperfeitos com o deslocamento da guirlanda e ela fica encantadora de novo.

Nesse caso, como foram utilizadas fitas com detalhe na cor ouro envelhecido, quando vista à contra luz percebe-se a sua resplandecência.

Nesta época do Natal, a magia se instala em cada detalhe e cada detalhe se faz único e fundamental.