Garrafas Decorativas: Vamos Reciclar?

Escrito por

 

Garrafas de cerveja, garrafas de vinho, garrafas de suco de uva, de azeite, garrafas de champanhe…

Quantas garrafas são utilizadas no dia a dia – principalmente em datas comemorativas – e joga-se fora?

Neste passo a passo a ideia é reutilizá-las, transformando-as em objeto de decoração. Faremos uma garrafa customizada com barbante.

Material

  • Garrafa quadradinha (de azeite);
  • Cola para passar no vidro para envolver o barbante;
  • Barbante dois fios para envolver o vidro;
  • Pincel nº 12 para passar a cola no vidro;
  • Pirex ou um pratinho para acomodar mais facilmente a cola a ser utilizada;
  • Tinta verniz vitral na cor verde veronese;
  • Tinta acrílica decorativa na cor ouro;
  • Tinta dimensional metálica relevo na cor preta

Modo de Fazer

garrafas decoradasColocar aos poucos a cola num pirex ou um pratinho para facilitar o uso, com o pincel passar a cola no vidro começando pela boca da garrafa.

Passar a cola em pequenas partes para envolver o barbante, evitando-se a assim a perda da cola que seca rápido.

Neste início do trabalho, dar várias voltas com o barbante, deixando uma grossa camada, de forma desorganizada para dar certo charme.

garrafas decoradasPassada a parte da boca da garrafa, descer colando o barbante, sempre em pequenas partes, de forma que eles fiquem certinhos, uniformes, até mais ou menos o meio da garrafa para começar o detalhe.

Para o detalhe, descer o barbante na diagonal por um espaço de meio centímetro, dando então duas voltas, repetindo esse passo por mais três vezes quando então se inicia novamente a sequência uniforme.

garrafas decoradasFaltando uns dois centímetros e meio para o término, proceder como foi feito no início do trabalho, dando várias voltas com o barbante, deixando uma grossa camada, de forma desorganizada para dar certo charme ao final também.

garrafas decoradasTerminado o processo de envolver o barbante na garrafa com a cola, verifica-se que o vidro fica bastante encharcado de cola e o processo de pintura deve ser iniciado com o vidro totalmente seco e isso pode levar cerca de cinco horas.

Para essa coloração foi feita uma mistura com a tinta acrílica decorativa na cor ouro com a tinta verniz vitral na cor verde Veronese.

Usar essa mistura em toda a extensão da garrafa.

garrafas decoradasO acabamento é feito com o sombreamento em partes estratégicas da garrafa (começo, meio e fim) utilizando a tinta dimensional metálica relevo na cor preta, em pequeníssimas quantidades.

Assim, pode-se ver a enorme diferença que traz o acabamento ao mais novo objeto de decoração.